sábado, 22 de maio de 2010

palavra de vida (Em breve)

sábado, 15 de maio de 2010

O que a Bíblia diz para aqueles que estão solteiros?

(Mateus 19.10-12; I Co. 7.8,9, 32-35; Fl. 4.10-13).
  • Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar. 11 Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado. 12 Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita”. Mt 19.10-12.
  • “Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro. E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo. Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado. I Corintios 7.8-9.
  • “O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; 33 mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, 34 e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido. 35 Digo isto em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor.” I Corintios 7.32-35.
  • “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. Fl. 4.10-13.
  • O tempo passa, seus amigos casam-se, tem filhos e você permanece solteiro. Mas o que há de errado em ser solteiro? Na teoria nada, mas na prática tudo, infelizmente depois de certa idade está solteiro tem conotação negativa para a sociedade. É como se surgisse uma luz vermelha avisando que alguma coisa precisa ser feita com urgência para que não seja tarde de mais. E muitos solteiros ao invés de encontrar aceitação e encorajamento na igreja, sentem-se profundamente deslocada do ambiente, tendo em vista que a maioria de seus amigos com sua idade já se casaram, e como se não bastasse há uma pressão imensa para que ele (a) também se case e construa família. A coerção é tanta que algumas pessoas ficam deprimidas, pensando que há algo de errado com elas ou até mesmo que Deus não se importa com a sua felicidade.

  • Mas qual a visão Bíblica sobre o estado de solteirice? A Bíblia nos ensina que para alguns ser solteiro é um dom de Deus, assim como o casamento também o é. Ambas as coisas são boas e Deus pode ser glorificado em qualquer uma delas. Todas as duas situações exigem dependência de Deus para serem vividas fielmente a Ele.

  • Biblicamente falando a solteirice deve ser considerada como boa, e não ruim como muitos acreditam. Pois a nossa identidade está em Cristo e não no casamento; nossa identidade está na comunhão com Deus e não em nosso semelhante, é em Deus que encontramos significado para a nossa vida e não no estado civil. Logo o solteiro precisa aprender a confiar que se o Senhor não lhe der um casamento, Ele lhe dará força íntima para que ele continue como está, pois ser solteiro também é dom de Deus.

  • Solteiro e casados precisam descobrir que o contentamento em toda e qualquer circunstancia não depende das situações externas, mas de seu relacionamento com Cristo Jesus. Sendo assim, em tudo devemos dar graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Se casado glorifique a Deus cumprindo corretamente o seu papel dentro do casamento, se solteiro honre a Deus vivendo em santidade.

  • E dito constantemente aos solteiros que o casamento os completa, fazendo com que os que permanecem solteiros se julguem “incompletos” até que se casem. Mas a Bíblia nos diz que somos completos em Cristo. (Cl 2.9-10). Todos os crentes torna-se completos pela obra de Cristo em sua vida e não pelo casamento. Caso contrário Paulo não teria estimulado aos solteiros e viúvos que se dominam sexual a permanecerem neste estado, tendo em vista uma maior possibilidade de envolvimento na obra do Senhor. I Co. 7.8,9, 32-35. Mas devemos saber que isso é um dom e este dom deviria encontrar apoio na igreja.

  • Quero concluir esta reflexão estimulando os solteiros a descobrirem o significado de sua vida em Cristo, sabendo que o verdadeiro contentamento não esta nas circunstancias externas, mas na obra interna que Cristo realizou em nosso coração, o contentamento está na comunhão com Cristo e no prazer que encontramos em Sua Pessoa e em sua Palavra. Se você é solteiro, aproveite o seu estado para dedicar mais tempo ao trabalho do Senhor, invista a sua vida para servi a Cristo e tenha contentamento em Cristo e na sua solteirice. Não seda as pressões e nem as tentações, espere em Deus mesmo contra as evidêncinas, mesmo contra o tempo e contra as logicas naturais.

  • Quero também estimular a igreja para que cuide bem dos irmãos solteiros, apoiando-os em suas carências e necessidades. Muitas necessidades têm os solteiros, que com certeza você pode auxiliá-los. Vou citar alguns exemplos: Alguns solteiros têm solidão, não que esta seja uma carência apenas das pessoas solteiras, mas é comum a aqueles que moram sozinhos. Pessoas que vivem sozinhas às vezes sentem-se desamparadas ao ficar doente, sem ninguém que possa cuidá-las. Algumas mulheres solteiras sentem medos, medo de não engravidar, de não encontrar um namorado, algumas têm dificuldades financeiras e outras carências.

  • Dedique uma atenção especial aos solteiros, convide-os para almoçarem em sua casa, procure saber se eles têm alguma necessidade e se você pode ajudá-los a resolver. Ouça-os em suas carências, encontre você mesmo uma maneira de se relacionar e ajudar os solteiros que você conhece. Não veja a solterice como se ela fosse um problema, pois não é.

  • Cuidado com algumas frases que causam desânimo nos solteiros. Exemplo:

    • Como vai a sua vida amorosa? - As pessoas pressupõe que é certo perguntar, quando acredito que ela mesma não saí compartilhando por ai a sua vida intima, mesmo aquelas pessoas que são casadas. Por que o solteiro tem que falar de algo tão intimo?
    • Não se preocupe, você vai encontrar alguém. - Será que de fato Deus preparou alguem? Quem tem certeza disso? Você? Não, somente Deus. Então não fale daquilo que você não sabe.
    • Peça para o fulano (a) fazer isso. Ele (a) é solteira. - Supõe que as pessoas solteiras não fazem nada da vida. Quando isso não é verdade, elas simplesmente não organizaram o seu tempo como se fossem casadas, mas seu dia também é de 24 horas e elas tem o direito de usa-lo como quiser.
    • Você não se sente sozinha? - Não posso entender que a solidão seja uma caracterista apenas dos solteiros. Talvez você não saiba, mas muito casados tem solidão.
    • Quando você vai amadurecer e casar-se? Quem disse que os solteiros não podem ser maduros? Quem disse que a maturidade vem só com o casamento?
    • Eu tenho uma pessoa perfeita para você. Quem estabeleceu que o seu critério é o melhor?
    • Por que você não vai para o campo missionário? Fala como se os solteiros não tivesse vinculos familiares ou que a obra missionário fosse uma opção simplesmente pelo fato da pessoa não estar casada. Este é o motivo certo para o ssolteiros se tornarem missionários?
  • É necessário que você compreenda a importância dessas pessoas encontrarem na igreja amparo, apoio, estímulo e direção Bíblica para as decisões que precisam tomar. Cuidado com as cobranças, com os namoros arranjados e as pressões sobre os solteiros. Lembre-se que a vida só tem significado quando ela for vivida com o propósito de glorificar a Deus. Esta é uma responsabilidade tanto dos casados como dos solteiros. E o estado civil não impede que vivamos com este propósito.