quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Mulher que Teme ao Senhor deve ser Honrada.

Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Provérbios 31.30.
  • Quando criança uma das festas que mais gostava era o dia das mães. Para aqueles que não sabem nasci na roça, zona rural de Presidente Médice Rondônia, vim ao mundo pelas mãos abençoadas de duas parteiras muito queridas a mim.
  • Na roça também foi a minha primeira infância, tempo de paz e liberdade e nesse período uma das melhores lembranças com certeza eram as festas do dia das mães. Eram dias inteiros de festas, que mobilizavam toda a comunidade, tinha almoço, apresentações teatrais, doces, bolos e muito choro.
  • Ainda bem pequeno recordo-me de ver minha irmã mais velha ansiosa ensaiando uma poesia para apresentar na festa. Foi tanto ensaio que nunca mais me esqueci do poema, olha que eu tinha menos de cinco anos. “A lâmpada que o homem inventou é usada só para um fim, eu tenho uma lâmpada melhor bons ensinamentos ela trás para mim. Esta lâmpada não falha, ela é a luz da minha vida, esta lâmpada é você minha mãezinha querida”. Antes que você pense alguma coisa, quero defender o autor dizendo que o importante é a rima dos sons e a exaltação da figura materna, a profundidade da letra quem vai ousar questionar? Esquece. Ela não é tão relevante.
  • É provável que você também tenha as suas lembranças dessa data. Algumas famílias costumam se reunir para almoçar, outras tem o hábito de presentear as mães, as escolas homenageiam essa figura mitológica e os filhos pelo menos nessa data demonstram um pouco de carinho e respeito por sua genitora. Respeito este, que são evidentes nas páginas das Escrituras Sagradas. Muitas mães nas Escrituras recebem destaques honrosos pela importância que tiveram na vida espiritual dos seus filhos. Dessa forma creio que o dia das mães é uma importante data para honrarmos as mulheres que temem ao Senhor.
  • Pois de acordo com o texto citado acima a mulher que teme ao Senhor deve ser honrada. E a primeira questão que destacamos neste versículo é com relação ao TEMOR do Senhor. As promessas que Deus faz a aqueles que o temem são tão surpreendentes que a intimação para temer a Deus e a convocação para a esperança em Deus são inseparáveis. O temor e a esperança são duas realidades que caminham juntas nas Escrituras. Sobre isso o salmista no Salmo 33:18 diz: "Os olhos do Senhor está sobre aqueles que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia." No Salmo 147:11, "O Senhor tem prazer naqueles que o temem, nos que esperam na sua misericórdia."
  • Uma mulher que teme ao Senhor, não foge de Deus para satisfazer seus desejos e aliviar suas ansiedades e tensões. Uma mulher que teme ao Senhor procura andar nos caminhos do Senhor, vivendo não mais as suas vontades, mas tendo prazer na Lei e na direção do Senhor. Ela vai aguardar no Senhor. Ela vai esperar em Deus diante das dificuldades e dos desafios que tem que enfrentar no seu dia-a-dia. Ela vai ficar perto do coração de Deus e confiar em suas promessas, em sua Palavra.
  • O segundo ponto que gostaria de destacar nesse texto, é o fato das Escrituras nos estimulam a louvar ou elogiar a mulher que teme ao Senhor. Mas por qual razão temos que fazer isso? "Enganosa é a graça e a beleza é vã, mas a mulher que teme o Senhor é digno de ser louvado" Porque este elogio é tão importante? Destacamos oito razões para isso.
  1. O elogio faz com que a mulher se sinta honrada e feliz por estar vivendo segundo os padrões do Senhor.
  2. Deus é honrado quando nós elogiamos a mulher que teme ao Senhor, pois quando assim o fazemos em ultima instância louvamos a Deus.
  3. Uma mulher que teme ao Senhor deve ser elogiada porque ela tem colocado a confiança e segurança no Senhor. Pois aqueles que temem o Senhor também são os que esperam nEle.
  4. Uma mulher que teme ao Senhor deve ser elogiada por não viver ansiosa com o futura. Quando uma mulher teme ao Senhor, ela não viverá preocupada com o amanhã, ela vai fazer o que Deus designou para ser feito e confiar em Sua misericórdia.
  5. Uma mulher que teme ao Senhor deve ser elogiada pela sua sabedoria. Versículo 26, "Abre a boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua". Todos nos sabemos que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Provérbios 9:10), portanto não é nenhuma surpresa que a mulher que teme ao Senhor "abre a sua boca com sabedoria". As pessoas mais sábias são as pessoas que esperam no Senhor e que nEle aprendem a acalmar sua alma como uma criança no conforto dos braços de sua mãe.
  6. Uma mulher que teme ao Senhor deve ser honrada porque é uma mulher forte. Versículo 25: "A força e a dignidade são os seus vestidos." Versículo 17: "Ela cinge seus lombos de força e faz os braços fortes." Ela vai ser moralmente forte. Provérbios 23:17 diz, "Não deixe seu coração inveja dos pecadores, mas continuam no temor do Senhor todo o dia." A mulher que vive no temor do Senhor terá poder para resistir a todas as tentações, poder para resistir a inveja, a fofoca, a maledicência, a impureza sexual e os desejos que não deveriam fazer parte do seu coração. O temor do Senhor também irá aumentar sua força intelectual. O temor do Senhor é o impulso de sabedoria e desperta a mente na busca do conhecimento como um tesouro escondido. O temor do Senhor aumenta sua força física e emocional.
  7. A mulher que teme ao Senhor deve ser honrada porque é confiável. Ela não vive somente para si, mas para os outros, especialmente para seu marido, se ela é casada. Versículos 11, 12, "O coração do seu marido confia nela, e ele não terá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal todos os dias da sua vida." A mulher que teme ao Senhor não desperdiçara o sustento da família em compras fúteis, mas terá a total confiança de seu marido, porque ela é para ele e não contra ele. Sempre que possível, ela complementa o seu salário e não o desperdiça. Mas, mulheres, muito mais importante que esse apoio financeiro é o apoio moral ao seu marido. O versículo 23 diz: "Seu marido é conhecido nas portas, quando se senta entre os anciãos da terra." Provérbios 12:4 reforça e esclarece essa idéia dizendo: "Uma boa esposa é a coroa do seu marido, mas a que traz vergonha é a podridão de seus ossos." A mulher que teme ao Senhor, aumenta o respeito de seu marido na sociedade em que ele esta inserido.
  8. Uma mulher que teme ao Senhor vive para o bem dos que passam por necessidades. Versículo 20: "Abre a mão ao pobre, e estende as mãos aos mais necessitados." Não importa se casada ou não, mas a mulher que teme ao Senhor compreendeu que Deus está próximo e Ele é a garantia do seu futuro por meio do seu cuidado providencial. Por essa compreensão ela se aproxima daqueles que mais precisam de ajuda e estende as mãos.
  • Quero concluir dizendo que este texto deve motivar as mulheres a temer ao Senhor e viver como essa mulher cumprindo a exemplo dela o seu papel. Eis aqui um modelo para todas as mulheres, casadas ou não. Além disso, este texto nos leva a louvar a Deus pela vida dessas mulheres piedosas e virtuosas e para os Filhos e Maridos é um estimulo para o elogio e reconhecimento no lar.

Nenhum comentário: