sábado, 15 de maio de 2010

O que a Bíblia diz para aqueles que estão solteiros?

(Mateus 19.10-12; I Co. 7.8,9, 32-35; Fl. 4.10-13).
  • Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar. 11 Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado. 12 Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita”. Mt 19.10-12.
  • “Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro. E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo. Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado. I Corintios 7.8-9.
  • “O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; 33 mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, 34 e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido. 35 Digo isto em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar-vos, mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor.” I Corintios 7.32-35.
  • “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. Fl. 4.10-13.
  • O tempo passa, seus amigos casam-se, tem filhos e você permanece solteiro. Mas o que há de errado em ser solteiro? Na teoria nada, mas na prática tudo, infelizmente depois de certa idade está solteiro tem conotação negativa para a sociedade. É como se surgisse uma luz vermelha avisando que alguma coisa precisa ser feita com urgência para que não seja tarde de mais. E muitos solteiros ao invés de encontrar aceitação e encorajamento na igreja, sentem-se profundamente deslocada do ambiente, tendo em vista que a maioria de seus amigos com sua idade já se casaram, e como se não bastasse há uma pressão imensa para que ele (a) também se case e construa família. A coerção é tanta que algumas pessoas ficam deprimidas, pensando que há algo de errado com elas ou até mesmo que Deus não se importa com a sua felicidade.

  • Mas qual a visão Bíblica sobre o estado de solteirice? A Bíblia nos ensina que para alguns ser solteiro é um dom de Deus, assim como o casamento também o é. Ambas as coisas são boas e Deus pode ser glorificado em qualquer uma delas. Todas as duas situações exigem dependência de Deus para serem vividas fielmente a Ele.

  • Biblicamente falando a solteirice deve ser considerada como boa, e não ruim como muitos acreditam. Pois a nossa identidade está em Cristo e não no casamento; nossa identidade está na comunhão com Deus e não em nosso semelhante, é em Deus que encontramos significado para a nossa vida e não no estado civil. Logo o solteiro precisa aprender a confiar que se o Senhor não lhe der um casamento, Ele lhe dará força íntima para que ele continue como está, pois ser solteiro também é dom de Deus.

  • Solteiro e casados precisam descobrir que o contentamento em toda e qualquer circunstancia não depende das situações externas, mas de seu relacionamento com Cristo Jesus. Sendo assim, em tudo devemos dar graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Se casado glorifique a Deus cumprindo corretamente o seu papel dentro do casamento, se solteiro honre a Deus vivendo em santidade.

  • E dito constantemente aos solteiros que o casamento os completa, fazendo com que os que permanecem solteiros se julguem “incompletos” até que se casem. Mas a Bíblia nos diz que somos completos em Cristo. (Cl 2.9-10). Todos os crentes torna-se completos pela obra de Cristo em sua vida e não pelo casamento. Caso contrário Paulo não teria estimulado aos solteiros e viúvos que se dominam sexual a permanecerem neste estado, tendo em vista uma maior possibilidade de envolvimento na obra do Senhor. I Co. 7.8,9, 32-35. Mas devemos saber que isso é um dom e este dom deviria encontrar apoio na igreja.

  • Quero concluir esta reflexão estimulando os solteiros a descobrirem o significado de sua vida em Cristo, sabendo que o verdadeiro contentamento não esta nas circunstancias externas, mas na obra interna que Cristo realizou em nosso coração, o contentamento está na comunhão com Cristo e no prazer que encontramos em Sua Pessoa e em sua Palavra. Se você é solteiro, aproveite o seu estado para dedicar mais tempo ao trabalho do Senhor, invista a sua vida para servi a Cristo e tenha contentamento em Cristo e na sua solteirice. Não seda as pressões e nem as tentações, espere em Deus mesmo contra as evidêncinas, mesmo contra o tempo e contra as logicas naturais.

  • Quero também estimular a igreja para que cuide bem dos irmãos solteiros, apoiando-os em suas carências e necessidades. Muitas necessidades têm os solteiros, que com certeza você pode auxiliá-los. Vou citar alguns exemplos: Alguns solteiros têm solidão, não que esta seja uma carência apenas das pessoas solteiras, mas é comum a aqueles que moram sozinhos. Pessoas que vivem sozinhas às vezes sentem-se desamparadas ao ficar doente, sem ninguém que possa cuidá-las. Algumas mulheres solteiras sentem medos, medo de não engravidar, de não encontrar um namorado, algumas têm dificuldades financeiras e outras carências.

  • Dedique uma atenção especial aos solteiros, convide-os para almoçarem em sua casa, procure saber se eles têm alguma necessidade e se você pode ajudá-los a resolver. Ouça-os em suas carências, encontre você mesmo uma maneira de se relacionar e ajudar os solteiros que você conhece. Não veja a solterice como se ela fosse um problema, pois não é.

  • Cuidado com algumas frases que causam desânimo nos solteiros. Exemplo:

    • Como vai a sua vida amorosa? - As pessoas pressupõe que é certo perguntar, quando acredito que ela mesma não saí compartilhando por ai a sua vida intima, mesmo aquelas pessoas que são casadas. Por que o solteiro tem que falar de algo tão intimo?
    • Não se preocupe, você vai encontrar alguém. - Será que de fato Deus preparou alguem? Quem tem certeza disso? Você? Não, somente Deus. Então não fale daquilo que você não sabe.
    • Peça para o fulano (a) fazer isso. Ele (a) é solteira. - Supõe que as pessoas solteiras não fazem nada da vida. Quando isso não é verdade, elas simplesmente não organizaram o seu tempo como se fossem casadas, mas seu dia também é de 24 horas e elas tem o direito de usa-lo como quiser.
    • Você não se sente sozinha? - Não posso entender que a solidão seja uma caracterista apenas dos solteiros. Talvez você não saiba, mas muito casados tem solidão.
    • Quando você vai amadurecer e casar-se? Quem disse que os solteiros não podem ser maduros? Quem disse que a maturidade vem só com o casamento?
    • Eu tenho uma pessoa perfeita para você. Quem estabeleceu que o seu critério é o melhor?
    • Por que você não vai para o campo missionário? Fala como se os solteiros não tivesse vinculos familiares ou que a obra missionário fosse uma opção simplesmente pelo fato da pessoa não estar casada. Este é o motivo certo para o ssolteiros se tornarem missionários?
  • É necessário que você compreenda a importância dessas pessoas encontrarem na igreja amparo, apoio, estímulo e direção Bíblica para as decisões que precisam tomar. Cuidado com as cobranças, com os namoros arranjados e as pressões sobre os solteiros. Lembre-se que a vida só tem significado quando ela for vivida com o propósito de glorificar a Deus. Esta é uma responsabilidade tanto dos casados como dos solteiros. E o estado civil não impede que vivamos com este propósito.

13 comentários:

Unknown disse...

Oi...
Suas palavras vieram de encontro àquilo que eu queria dizer na Igreja!!!!!!!!!!!!!
PARABÉNS!!!!!!!!
OBRIGADA!!!!!!

Monique

Cristiano disse...

Muito edificande.

Unknown disse...

Nossa amei ..vou usar isso no meus estudo para os jovens Hoje q Deus abençoe !

Anônimo disse...

Oi sol solteiro tenho silidao mas msm assim sou feliz. Por ter Deus cmg.

Unknown disse...

De Deus demais! Eu concordo completamente com o que Paulo fala a respeito desse assunto!

Cecília Santos disse...

Parabéns pelo texto. É a primeira vez que vejo alguém com essa sensibilidade sobre esse assunto.

Cecília Santos disse...

Lembrando, contudo, que as pessoas veem as solteiras e viúvas como uma ameaça aos próprios casamentos e as excluem cada vez mais. Essa é a realidade.

Unknown disse...

Queria ter nascido sem orgão, pois o que me adianta ser solteiro e viver lutando contra o meu proprio corpo. Ter que acordar de manha excitado reaçao do proprio corpo, sem contar, o stresse que as vezes vem. Uma luta diária, eu preferia lutar contra outro coisa, mas lutar consigo mesmo é dolorido nao tem pra onde correr pois, pra onde eu corro lá estou eu. Se eu tivesse nascido sem orgao sexual, estaria de boa, pelo menos nao tinha desejo nenhum. Agora o cara nasce homem, cheio de hormonio e ainda vive solteiro, logico que nao é obrigado a ser solteiro. Mas falando aqui uma coisa. Tudo é pecado, tudo é errado , nada é certo. Tem vezes que eu preferia nem ter existido as vezes da tanto desgosto da vida que a gente acaba pecado so de desejar nao ter existido. Eu tenho orgao sexual e logo vou sentir vontade estar com uma mulher. É, semelhante peixe que nasceu com barbatana, e querer que ele viva na terra. Mas nao da nada nao. Só queria que Deus tirasse de mim o desejo sexual ja que Ele quer que eu fique solteiro, que pelo menos assim eu nao tenho mais vontade. É semelhante a dar estomago pra uma pessoa e querer que ela nao se alimente. Só um desabafo.

GILEAD disse...

Bruno, em nenhum momento a bíblia diz que Deus quer que você fique solteiro. A bíblia aconselha e dá seus motivos, mas se você "ardendo em desejo", a bíblia aconselha que é melhor que você procure alguém que compartilhe da sua fé e se case.

Não existe pecadinho e pecadão, todos nós lutamos contra nós mesmos e nossa natureza pecaminosa.

Mas temos um Deus que justificou o pecado por nós e nos ofereceu o perdão quando entregamos o pecado nas mãos Dele.

Tudo é pecado, mas também tudo é perdão e as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã.

Deus manda o frio conforme o cobertor, se você está com alguma dificuldade é porque Deus sabe que você é capaz de suportar.

Não se martirize, seu pecado é apenas um entre vários outros, todo mundo tem seu pecado e todos tem a mesma possiblidade de perdão e justificação pela fé e não por obras.

Ore a Deus e toda vez que pecar peça perdão e busque arrependimento. Deus não observa se você consegue ficar sem pecar ou não, Deus observa o seu esforço para chegar mais perto dele e se afastar do pecado.

Vou estar em oração por você para que Deus te ilumine e te dê forças sobre seus desejos.

Domínio próprio é um dos frutos do Espírito Santo, peça a Ele e recebereis.

Anônimo disse...

Bom dia Bruno !, tem pessoas que nascem com o orgão sexual, mas não sentem desejo pelo sexo, isso é um dom de Deus, que Jesus disse que nem todos podem receber, para essas pessoas é aconselhavel permanecerem solteiras servindo a Deus, pois se não tem desejo, não tem porque casar por casar e você e a mulher serem infelizes.
Agora no seu caso vc sente um ardente desejo de estar com uma mulher, então o meu conselho de Deus pra vc é que vc ore a Deus para te preparar uma companheira e se casar.
Peça para Deus te guardar das tentações, da fornicação que é o sexo antes do casamento.
Quando escolher alguem para se casar, não olhe pela beleza exterior pois a beleza exterior vai se embora com a velhice, mas olhe para as qualidades internas da pessoa ( tem o mesmo sentimento para com Deus que vc, é uma boa filha, é trabalhadera, boa dona de casa, paciente, humilde, simples, piedosa, etc...).
Estarei orando por você.
Que a paz de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você.
Deus abencoe. :-)

Anônimo disse...

É,eu tenho vontade de namorar. Tenho plena consciência que sou muito nova pra isso, pois é preparo para o casamento quando somos cristãos. Ou melhor, eu tenho vontade de cortejar, não me importo com sexo e beijo, prefiro um abraço, palavras, pequenos gestos, mãos dadas as vezes sabe. Não quero beijo e muito menos sexo por agora, acho que isso estraga o período de conhecimento entre o casal. Tenho 14 anos. Não quero que O PAI fique chateado comigo por causa de relacionamento com outro garoto, por isso busco conhecimentos, entendimentose para não me arrepender de novo como já me arrependi. DEUS abençoe e recebo conselhos e palavras do SENHOR. A paz do SENHOR �� Lembrando, não tô ansiosa pra cortejar, mas eu queria, só isso, conhecendo a pessoa é gostando dela é claro.

Unknown disse...

Muito giro. Erros ortográficos à parte, a página é interessante. De facto as passagens citadas vêm na Bíblia. Quando falam a Jesus em alternativa ao casamento Ele responde com a palavra eunucos. Muito interessante! Depois, no outro texto, São Paulo aconselha o casamento aos ninfomaníacos. E por fim somos todos aconselhados a não nos preocuparmos muito com estas coisas da Terra. Afinal, as preocupações da Igreja são com a próxima vida. Na vida actual os templos devem permanecer vazios. Realço a congruência da prática da Igreja com a Palavra de Deus. Ou seja, em matéria de sexo e relacionamentos, a Igreja é aquela autoridade conhecida por só dizer disparates.

Marçal Pires disse...

Então somos dois meu caro.