quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um Cristianismo Nocauteado Pelas Contendas

"O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros" -1 Coríntios 6.7

Existe uma música dos vencedores por Cristo que diz assim

“... De onde vem tanta presunção, de ser mais santo, de ser capaz, de agradar a Deus, crente nota dez, Superior acima dos fiéis.Pobre este entendimento,que não vem do céu,fraco discernimento,frágil, falso véu, tenta encobrir em vão, teu lado animal, luta, perseguição, tanto desejo mau, confusão divisão.

Se alguém quer mesmo, agradar a Deus, saber das coisas, compreender mostre em mansidão, de seu caminhar, ser gentil no gesto e no olhar, pois a diferença que existe em nós, poeira vinda do mesmo chão, é somente o amor, que nos alcançou, graça imensa, imenso perdão, é somente o amor, que nos alcançou, graça imensa, imenso favor.”

Hoje olhando um vídeo do Caio Fabio na internet, onde ele faz uma critica ao Silas Malafaia, me lembrei dessa música. O Caio Fabio todo mundo conhece a tragédia que o seu próprio pecado lhe causou, (lembrando que não foi somente o seu adultério, mas também a sua negligência familiar e os seus conchavos políticos e eclesiásticos), todas essas coisas juntas destruíram a sua reputação, o seu caráter, a sua integridade, a sua moral, a sua autoridade, seu ministério e a sua família. A vida desse homem foi profundamente manchada e nunca mais poderá ser refeita nos moldes que era antes de sua vergonha pública.

Contudo, parece que essas coisas não foram suficientes para quebrantar o coração de Caio Fabio e torná-lo mais humildade e dependente de Deus, pelo contrário, este homem se tornou um poço de amargura e todas as palavras que tenho ouvido de sua boca através dos vídeos na internet, infelizmente, não mais exalam o bom perfume de Cristo, mas trazem consigo a prodridão do inferno, são palavras chulas, torpes, vocabulário que não convém a santos, palavras carregadas de ódio, rancor, arrogância, criticas aos seus irmãos que o traíram no passado e que de alguma forma ainda o incomodam no presente.

Mas quem constituiu Caio Fabio palatino da verdade e da justiça sobre a igreja e sobre os homens? Quem o estabeleceu juiz para julgar o alheio? Que autoridade ele tem para levantar a voz contra alguém exigindo arrependimento, se na prática ele também não se submeteu ao evangelho de Cristo, e nem mesmo se mostrou arrependimento do seu desvio de caráter e do pecado que cometeu contra Deus e contra a sua família. Pois eu nunca vi um vídeo do Caio Fabio reconhecendo o seu pecado e pedindo perdão e a Deus, a sua família e a igreja.

E agora fica remoendo através da internet o seu passado sujo e deprimente. Toda semana temos na internet um vídeo que envolve a sua fala amargurada contra alguém. E se ele (Caio Fabio) é esse poço de pureza, por que somente hoje vem à mídia para expor todos esses pecados? Deveria tê-los feito quando andava de braços dados com tais homens.

É bem verdade que ele não disse mentiras sobre o Silas Malafaia, tendo em vista ser ele um homem maldizente, fofoqueiro, mentiroso, ganancioso, um anti-Cristo, pois nega com sua pratica religiosa princípios fundamentais do evangelho de Cristo. Contudo, é vergonhoso usar o meio de comunicação para escancarar toda a desunião evangélica.

E não venha usar como pretexto o lutar pela verdade e pela justiça. Pois esta “sede de justiça” nada mais me parece do que uma máscara para disfarçar um profundo desejo de vingança. Mostrando exatamente aquilo que a Palavra de Deus afirma, o coração humano é desesperadamente corrupto (Jr 17.9); os seus projetos e até pensamentos muitas vezes são frutos de sua consciência viciada que vive distante do Deus Santo e por isso trás a evidência toda a sua pecaminosidade. (Pv 16.1; Is 55.8-9, Sl 19.12). As questãos nesses vídeos não são as coisas concernentes ao reino de Cristo e nem o zelo pela sua igreja, mas a vaidade e os interesses próprios do coração desse homem.

Um cristão deveria ter a consciência de que a atitude mais sensata diante de uma controvérsia na igreja seria procurar um irmão na fé para ajudar a resolver a questão e não expor esse problema aos ímpios, para vergonha do evangelho de Cristo e vergonha da igreja. “Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade?” (1 Co 6.5)

Essa declaração indica que até mesmo um único cristão amadurecido na fé seria suficiente para intermediar qualquer contenda entre irmãos. E o propósito não é “julgar”, mas mediar à questão, cumprindo o que nos diz o texto do evangelho de Mateus o qual nos manda ser pacificadores (Mt 5.9).

Segundo Paulo, esse comportamento de brigas entre irmãos envolvendo ímpios se traduz em uma “completa derrota” para a igreja de Cristo (1Co. 6.7). Primeiro pela quebra do segundo mandamento, ou seja, uma evidencia da falta de amor cristão recíproco. E segundo, por causa do testemunho cristão: em vez da igreja julgar os valores do mundo, o mundo tem encontrado autoridade na vergonha da igreja para julgar a igreja em seus escândalos. Infelizmente o mundo esta tendo que interferir na convivência da igreja para que esta tenha paz. De fato, a igreja tem que se sentir derrotada com isso, pois é vergonhosa tal situação.

Paulo questiona os coríntios: “Por que não sofreis, antes, a injustiça?” (1Co 6.7b). Diante da vergonha que é para a igreja a desunião de seus membros. “Por que não é preferível ser tratado injustamente”? Jesus salientou que quando o crente fosse tratado com injustiça ele deveria conformar-se e alegrar-se, por ser achado digno de sofrer por Cristo, entregando ao Deus que vê, ouve e sabe de todas as coisas, assim como também julga corretamente.

Mas para nossa vergonha, esses irmãos tem se comportado como ateus práticos, exatamente por não perdoarem aqueles que o feriram. E não são capazes de oferecerem a outra face aos que estão a tratá-los com injustiça. Porque eles não sofrem o dano, entregando todas as questões ao Deus que julga corretamente? Porque eles não cumprem as Escrituras orando quando são perseguidos por causa da verdade? Como a Bíblia diz que deve ser a nossa relação com aqueles que os nossos inimigos? Diante disso quero citar alguns textos que nos direcionam nesse sentido.

“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós”.

“Eu, porém, vos digo que todo aquele que {sem motivo} se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.”

“Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”.

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.”

“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta”.

“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?”

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens {as suas ofensas}, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.

“Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos!”

Concluo, destacando com muita tristeza o fato de que a igreja de Cristo na atualidade sempre tem encontrar uma forma nova para envergonhar o nome do Senhor; e não deveria ser assim, nos precisamos ser conhecidos pela unidade, mesmo que aja diversidade de pensamentos e idéias. Por outro lado, também não deveríamos dar papo para conversações frívolas que não nos conduz a lugar nenhum, cortando assim todo vínculo com aqueles que se dizem Cristãos, mas que negam a pessoa de Cristo.Devemos julgar todas as coisas pelas Escrituras, mas quando as Escrituras não servem para julgar a nossa vida, então perdemos o parâmetro.

Nenhum comentário: