quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Que Você quer dizer com "Ano Novo Feliz"?

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatados do aprisco e nos currais não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”. Hc 3.17-18.
Nos últimos dias a frase que mais ouvíamos é a de “feliz ano novo” e quando o assunto é a felicidade em 2011 todo mundo tem uma receita a ser seguida. Algumas pessoas na vira do ano fizeram simpatias e outras seguiram rituais diversos em busca dessa felicidade.
Inclusive nós protestantes provavelmente usamos este jargão desejando um ano de “felicidade” ou de “benção” ao nosso próximo. Mas o que seria um ano novo feliz ou abençoado? Quais os atributos que o nosso ano precisa ter para que ele seja um ano feliz? O que você tinha em mente quando desejou “feliz ano novo” a alguém?
Normalmente as pessoas entendem a felicidade como ausência de problemas e a paz como ausência de guerra. Para a maioria das pessoas, um ano novo feliz é um ano sem prejuízos financeiros, um ano sem perdas de pessoas que amamos, um ano sem enfermidade, um ano de realizações dos sonhos e dos objetivos traçados; para essas pessoas a felicidade está nas circunstâncias externas, de acordo com elas a felicidade esta ligado apenas a sentimentos puramente emocionais. Porém apesar de não ser pecado se alegrar também com essas coisas, elas se tornam um problema quando pensamos que estes bens materiais e temporais são os maiores responsáveis pela nossa felicidade.
O profeta Habacuque não pensou assim. Ele compreendia corretamente que a vida também é feita de dificuldades, por isso a satisfação completa dele estaria apenas em Deus. Em outras palavras quando tudo que sustenta a vida humana, quando toda felicidade terrena nós são tiradas, quando as dores nós sobrevém, ainda assim podemos encontrar deleite e alegria na vida, pois o nosso deleite é o Senhor.
A felicidade para o nosso ano novo só pode ser verdadeiramente encontrada em Deus, quando ansiarmos sinceramente pela sua presença, quando anelarmos a sua companhia, quando tivermos fome e sede pelo Senhor e a nossa alma desfalecer por Ele. A Felicidade do nosso ano novo esta em desfrutar, em deleitar em ter satisfação plena em Deus.
Que em 2011 você possa provar e ver que o Senhor é Bom. Que o desejo por Deus em sua vida seja tão forte que todas as outras coisas deste mundo sejam consideradas em nada por você. “Ó Deus, Tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água... porque a tua graça é melhor do que a vida, os meus lábios te louvam”. Sl. 63.1-3.
Que 2011 seja uma ano de santidade, de obediência as Escrituras, de busca por Deus, de comunhão com a igreja, de evangelização, de investimento financeiro no reino, de investimento de tempo e dons no reino, que 2011 seja um ano onde a sua felicidade e a sua alegria maior esteja em buscar o Senhor. Feliz ano novo para você!

2 comentários:

Rogério Camargo Nery disse...

Olá, carinha!

Feliz ano novo para você, com o fortalecimento e o ânimo de Deus para toda a obra.

São os votos de Rogério, Kátia, Raquel e bebê!

Eurípedes Araújo Dantas disse...

obrigado amigão.. para vc e sua familia tbém que Cristo continue abençoando a vida de vcs.
bjão para vcs.