quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Profanação do Dia do Senhor

  • Certa vez em uma reunião de coordenação de Escola Bíblica Dominical de uma igreja Presbiteriana, ouvi a seguinte proposta de uma irmã que era professora e esposa de um dos presbíteros daquela igreja. Ou mudamos o horário da Escola Bíblica Dominical ou sempre chegarei atrasada, pois meu filho estuda a semana inteira e o domingo é o único dia que ele tem para dormir até mais tarde. Ao ouvir essa proposta, pensei, ela ainda não entendeu nada sobre o domingo.
  • Antes de continuar, deixa-me esclarecer à você alguns detalhes que podem situá-lo melhor nessa história. A escola Bíblica dominical dessa igreja começava as 9.30h e o filho dessa amada irmã era um adolescente que durante a semana acordava às seis da manhã para ir à escola, mas tinha dificuldade de levantar às 8.30h no domingo para participar da comunhão da igreja, por essa razão a família sempre chegava atrasada nos cultos.
  • Infelizmente, este não é um caso isolado que afetou apenas aquela família e aquela igreja. Outros casos existem dentro de nossas igrejas e nem sempre são as crianças e os adolescentes os únicos protagonistas. Neste relato especificamente, além de haver um conflito de autoridade no lar, havia também uma má compreensão do dia do Senhor. Diante disso pergunto: O que faz do domingo um dia especial? Qual é a maneira correta de se guardar o domingo? O que devemos e o que não podemos realizar no domingo? Essas e outras perguntas quando respondidas à luz das Escrituras nos ajudam a redescobrir a beleza e os prazeres do dia do Senhor. Pois com certeza o propósito do domingo não é sufocar as pessoas e sim libertá-las para o maravilhoso privilegio de adorar a Deus e desfrutar de sua companhia.
  • Portanto, o domingo deveria ser um dia usado exclusivamente para a adoração a Deus. Onde os crentes deixarão os seus trabalhos corriqueiros e dedicarão tempo a aprender da Palavra do Senhor. Pois quando Deus cria o dia de descanso, Ele o faz para que houvesse um dia especifico onde os fiéis pudessem reunir-se e ouvir as instruções de sua santa Lei e assim adorá-lo publicamente. Em outras palavras, aqueles que durante toda a semana tem o seu tempo escasso e por este motivo se dedica menos ao Estudo da Palavra, à oração e a comunhão com os irmãos, no domingo deveriam dedicar-se com maior intensidade às atividades relacionadas à igreja. Evitando qualquer tipo de distração ou lazer que tenha propósito apenas de entretenimento e que não produza intimidade familiar e comunhão na fé.
  • O dia do Senhor deve ser destinado para a meditação na Palavra, para visitação dos órfãos, das viúvas, dos enfermos, dos fracos na fé, dos que estão com dificuldades financeiras. Um dia para a oração e deleite no Senhor.
  • Quando Deus cria o dia de descanso, Ele não o faz por que estava cansado, tendo em vista que Deus é Espírito e não sofre variações no seu ser. Portanto, Deus estabeleceu um dia de descanso, exatamente, por que Ele quis dar ao seu povo uma imagem de repouso espiritual, no qual os crentes são desafiados a descansarem de suas próprias obras, a fim de deixar o Senhor neles trabalhe. Muitas pessoas trabalham aos domingos por incredulidade e não por necessidades decorrentes de suas atividades. Trabalha para ganhar mais dinheiro e isso é profanar o dia do Senhor. Deus nos ensina através do domingo que Ele é o nosso provedor. Temos que descansar o nosso coração nEle.
  • Além disso, o reformador João Calvino entendia que secundariamente o dia do Senhor é um dia de descanso que Deus quis conceder aos homens de suas atividades semanais, para que eles tenham suas forças físicas e mentais renovadas.
  • O que representa o dia do Senhor na sua vida? Mais um dia para você resolver os seus problemas pessoais e satisfazer as suas necessidades de lazer e entretenimento na TV?
  • Saiba que o domingo não foi criado para você jogar bola, participar da corrida de reis, frequentar cinema e parques de diversões. Pelo contraio, o dia de descanso foi estabelecido para você santificar ao Senhor, dedicando seu tempo exclusivamente às atividades eclesiásticas, à meditação na Palavra, a comunhão com a família, a comunhão com os irmãos na fé, e ao exercício da misericórdia. Pense nisso!

Nenhum comentário: