quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sentimentos que nos assolam nos momentos de dores.

  • Estou meio sem tempo de escrever, mas vou tentar toda semana escolher uma de minhas devocionais para posta-las aqui. Abraço.
"Jesus Chorou" Jo.11.35
  • Quando lemos o Novo Testamento, ainda que a nossa leitura não seja tão aprofundada, não é dificil percebermos que os evangelhos não se preocupam em oferecer uma descrição detalhada da vida de Cristo até o seu minitério. Não conhecemos muitas coisas de sua primeira infância, de sua adolecência e nem mesmo de sua mocidade. Não temos muitas informações sobre como era a sua relação com os seus rmãos, com os seus pais, com os seus amigos, nem mesmo como era o seu convivio na escola e no trabalho, oficina de carpintaria do seu pai.
  • Contudo, mesmo não tendo todas os detalhes da vida de Cristo, estamos certos que todas as etapas da Sua vida foram vivênciada em santidade e honra.
  • E o texto acima é uma bela descrição da intimidade de Cristo, ele descreve o amor, a amizade e a emoçao de Cristo com o sofrimento e agônia de seus amigos. Existem somente dois textos no N.T que mostram Cristo chorando e este é um deles.
  • O pequeno versículo acima faz parte de uma história emocionante de amizade, dor, fé e reverência. O texto esta inserido no relato dramatico vivido por Lazaro e suas irmãs, Marta e Maria. Porém o protagonista deste evento não são esses três personagens, mas o principal personagem do Universo, o Deus que se fez carne, o Emanoel, o Deus conosco. Todas as nossas atenções se voltam para Ele.
  • A história se passa em Betânia, uma pequena aldeia, que ficava próximo de Jerusalém e driga-se de passagem que em Jerusalém ficavam aqueles que desejavam matar a Jesus, por essa razão vemos tanta covardia e egoísmo na frase de Tomé "vamos nós também para morrer com ele (Lazaro)".
  • Analisando este relato quero deter-me em tirar algumas lições apenas dos sete (7) primeiros versículos. Observe que ao perceber a enfermidade de Lazaro a atitude de suas irmãs foi a de avisar a Jesus e isso aconteceu não somente porque Jesus e Lazaro eram amigos , mas porque elas criam que Cristo poderia operar um milagre e resolver toda aquela situação caótica de agonia e dor. "Sim, Senhor,... eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo" Jo. 11.27,. Basta você continuar lendo o texto e notará a fé que elas tinham em Jesus. "Se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido" "Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá." Jo. 11.22.
  • Notem ainda que o recado enviado a Jesus tem o seguinte conteúdo: "Esta enfermo aquele a quem amas" E logo em seguida João registra: "ora, amava Jesus a Marta, a sua irmã e a Lazaro".E ainda complementa, "Quando soube que Lazaro estava doente, Jesus ainda demorou dois dias naquele lugar".
Algumas verdades são claramente compreendidas no texto, observe.
  • 1. O fato de Deus nos amar não nos livra do sofrimento. O fato de Deus nos amar não nos livra da dor, nem das dificuldades que é comum a todos os mortais. Na atualidade o evangelho que se tem pregado é que o crente não pode sofrer, onde está escrito isso nas Escrituras? Pelo contrário, mesmo amando a Lazaro, a Maria e a Marta, Cristo não os livrou dá dor causada pela enfermidade e pela morte. Cristo não precisaria ter esperado Lazaro morrer para ressuscitá-lo, poderia tê-lo curado assim que soube de sua enfermidade. Mas mesmo amando-o Cristo não o curou. Nem os livros desse sofrimento imediato.
  • 2. O amor de Deus por nós não pode ser medido pelo nosso bem estar físico. Ao passarmos por momentos de dor, de tristeza, de perda, de enfermidade, de agônia na alma, jamais deveriamos pensar que não somos amados por Deus. Devemos sempre crer no amor de Deus, mesmo que vivamos dias maus. Cristo amava estes irmãos e mesmo assim eles sofreram.Ver João 11. 3, 5.
  • 3. O tempo do socorro de Deus nem sempre é o nosso tempo. A "aparente" demora de Deus em nos socorrer quando passamos por situações dificeis, não pode nos tirar o ânimo e nem a alegria de aguardarmos o livramento do Senhor. Cristo contrala a história, Ele já inclusive determinou o seu final, por isso que as vezes parece que Ele esta demorando em nos responder, a verdade é que o tempo de Deus não é o nosso. Contudo, temos a certeza que Deus sempre age, de acordo ou não com o nosso deseja, mas sempre favoravél a nos, porque no final todas as coisas cooperam para o nosso bem. Ver João 11.6
  • 4. Até o nosso sofrimento tem como alvo a glória de Cristo. Todas as situações que nos envolvem, até mesmo as tragédias, tem proposito final de glorificar a Deus. A gloria de Cristo é o alvo final de todos os contecimentos que cercam o universo e a vida dos homens. As vezes não temos respostas para algumas tragédias que nos abatem, mas uma coisa é certo, o alvo final delas é a gloria de Cristo.Ver João 11.4.
  • 5. Não podemos perder a esperaça de uma intervensão divina, ainda que a sitação pereça fora de controle ou sem solução. Lazaro já havia morrido e aparentemente nada poderia ser feito, mas Cristo é o Deus do impossivel que se importa conosco. Por isso, que não podemos perder a esperança nunca.
  • Muitas outras lições poderiam ser tiradas desses versículos, mas eu espero que este texto sirva para devolver ao seu coração, a fé, a esperança, a força, o ânimo em Cristo.

Nenhum comentário: