domingo, 15 de agosto de 2010

Uma Igreja Preconceituosa.

  • Tiago - 2.1-13
  • Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?
  • Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores. Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.
  • Antes deu ser convertido a Cristo, tive uma experiência bem negativa que muito me ajudou no trata com as pessoas. Eu era funcionário de uma livraria e papelaria, meu salário aumentava de acordo com o meu desempenho nas vendas, ganhava por comissão. Com a venda de livros minha comissão era bem pequena, mas no material de papelaria tinha uma boa comissão.
  • Certo dia no auge do período escolar, com a loja cheia de clientes sendo possível até mesmo escolhê-los, fui abordado por uma senhora bem idosa, de roupas simples e cabelos despenteados, trazendo em uma de suas mãos uma lista de material, escrito a lápis num papel amassado. Quando olhei aquela lista, logo concluir que seria uma compra bem pequena, não faria muita diferença financeira para o meu salário, sendo assim, solicitei que outro vendedor fosse atendê-la. No meu intimo, desejava atender clientes que me desse um pouco mais de lucro salarial.
  • Porem para minha surpresa aquela velhinha era dona de uma papelaria na cidade de Chapada dos Guimarães e aquela lista amassada, escondia uma enorme quantidade de matérias escolar que ela deseja comprar, ao olhar no meio da loja e ver um amontoado de material, fiquei extremamente decepcionado comigo, pois deixei de vender em poucos minutos uma quantidade de produtos que não vendi durante todo o mês de trabalho. Desse dia em diante considerei ao pé da letra aquele dito popular que diz:“quem vê cara, não vê coração”. E passeia agir com as pessoas baseado não mais nos meus pré-conceitos sobre elas.
  • A palavra preconceito é de origem latina e expressa conceito que vem antes, pré + conceito, significando emitir julgamento sobre alguma coisa que não se tenha conhecimento adequado a respeito. Tais conceitos são normalmente frutos das crenças, valores pessoais ou generalização do assunto em questão.
  • No cotidiano a palavra assumiu uma conotação negativa, normalmente usada para se referir a uma manifestação de hostilidade, discriminação, desprezo, intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos sociais. De fato o preconceito não é um assunto que tratamos com tanta freqüência em nossas igrejas, mas não podemos fechar os olhos e dizer que a discriminação foi aniquilada por completa do nosso arraial, pois em muitas vezes somos surpreendidos com comportamentos semelhantes a este que estava acontecendo na igreja de Cristo no primeiro século da era cristã, conforme descrição da carta do apostolo Tiago.
  • De acordo com os escritos do apostolo Tiago, a igreja de Cristo, infelizmente estava tratando as pessoas com parcialidade, acepção e discriminação. Havia uma recepção das pessoas baseado na aparência e na classe social que elas ocupavam. Os ricos, que chegavam vestidos com trajes de luxo e anéis nos dedos eram convidados a se assentar em lugar de honra, mas os pobres eram convidados a ficar em pé ou a se assentar aos pés de alguém.
  • O apostolo então usa alguns argumentos para dizer que igreja não deveria fazer acepção de pessoas, agindo com discriminação e preconceito.
  • 1. Porque Deus vê além das aparências e foi ele mesmo que decidiu escolher entre os seus filhos pessoas pobres, exatamente para abater a soberba e arrogância humana, que valoriza aquilo que Deus considera em nada. Logo, a maior riqueza que o homem pode possuir é Cristo e a estes que foram escolhidos em Cristo, ainda que pobres são feitos por Deus ricos na fé.
  • 2. O preconceito, a discriminação é quebra do segundo mandamento que Cristo nos deu. “Amaras a teu próximo como a ti mesmo”, por isso precisa ser visto como um comportamento pecaminoso.
  • 3. O cristianismo precisa ser demonstrado além das palavras, mas através de comportamentos concretos que demonstrem conversão verdadeira. E os homens precisam saber que Deus há de julgar sem misericórdia aquele que também agiu sem misericórdia com o seu próximo.
  • Em outras palavras, cristãos que fazem acepção de pessoas, que são preconceituosos contra os pobres, que julgam pela aparência física e mostram favoritismo aos ricos bem vestidos, são na realidade cristãos apenas na aparência. E estes no dia do juízo serão condenados e sentenciados ao castigo eterno sem qualquer misericórdia, porque também agiram sem ela.
  • Quero aplicar rapidamente este texto dizendo o seguinte: Muitas pessoas dentro da igreja ainda sofrem preconceitos, por classe social, pelo estilo de vida que teveram antes de serem convertidas a Cristo, pessoas que vieram do crime, pessoas que vieram da homossexualidade, pedófilos, mulheres que são mães solteiras, mulheres de casamento anteriores a sua conversão e que não deu certo, pessoas sem muito conhecimento acadêmico e cultural, pessoas que já receberam o perdão de Deus, mas que ainda são condenadas pelos irmãos na fé.
  • Ore e suplique a Deus ajuda para amar e respeitar aqueles que são alvos do amor dEle, criados à imagem de Sua gloria. Ajuda para não condenar aqueles que foram por Ele libertos, para não considerar o velho homem que por Ele foi transformou em novo e não lembre do passado que Ele próprio não lembra mais.

Nenhum comentário: