quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Glória de Deus e a Evangelização.

  • · Diversos textos das Escrituras ressaltam que Deus nos criou para a Sua própria gloria, para que desfrutássemos de todo prazer e alegria que emana de sua pessoa e das obras de suas mãos. Veja o que diz o profeta Isaias - Direi ao Norte: entrega! E ao Sul: não retenhas! Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz”. Isaias 43.6-7.
  • Sendo assim, o homem só poderá encontrar felicidade plena quando estiver profundamente satisfeito em Deus e nas obras gloriosas de suas mãos. Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. I Co. 10.31.
  • No entanto, sabemos também que a entrada do pecado no mundo fez com que os homens perdessem o seu referencial de prazer e de alegria que é Deus "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Rm 3:23.
  • Como conseqüência de tamanha catástrofe na historia da humanidade, os homens transferiram do criador para a criação sua alegria e o seu prazer maior. Em outras palavras, os homens no estado calamitoso de pecado perderam a satisfação em Deus e nas obras que glorificam o seu nome; colocando assim a sua satisfação em outras coisas, considerando-as mais valiosas, mais preciosas do que o Senhor, se tornando profundamente resistentes a ter Deus como tesouro mais satisfatório para o seu coração. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. (...) eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!” Rm 1:21-23.
  • Dessa forma é notório que o pecado que habita em todos os homens, faz com que estes homens afrontem a glória de Deus com a sua ingratidão, desconfiança do seu cuidado providencial, com seu desejo de independência e acima de tudo com a desobediência à Sua Palavra. Assim, Deus é justo em deixar aqueles que não se arrependem dos seus maus caminhos, fora do prazer da sua glória eterna. "Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder"2 Tl 1:9.
  • Diante disso temos certeza que Cristo é a única esperança de paz entre Deus e o homem caído, nEle temos confiança de que seremos aceitos na presença de Deus novamente, de uma maneira positiva podemos também dizer que Cristo é a fonte de alegria eterna que pode dar satisfação e prazer verdadeiro ao coração do homem. Em Cristo a redenção de Deus é concretizada, em Cristo as misericórdias de Deus são renovadas, em Cristo a nossa fé jamais será apagada. Pois nEle Deus enxugou o nosso pranto e nos deu vestes de louvor e de júbilo, exatamente porque Cristo é a vida abundante e a alegria eterna que precisamos para acalentar e satisfazer o vazio do nosso coração.
  • Portanto, Cristo é a boa nova de Deus para a humanidade, Cristo morreu no lugar dos seus escolhidos e ressuscitou dentre os mortos para dar a estes satisfação e alegria plena na pessoa do Pai. E esses benefícios adquiridos pela vida, obra, morte e ressurreição de Cristo pertencem somente àqueles que se arrependem de seus pecados e colocam nEle a sua confiança para viverem uma vida de santidade plena na sua presença.
  • Concluo ressaltando que glorificamos a Deus quando dispomos o nosso coração a obedecer a Sua Palavra. E é ordem de Deus a proclamação do Evangelho. A conclusão é simples, se o homem existe para glorificar a Deus, tendo prazer em Deus; o nosso propósito então é convidar as pessoas e as nações para que venham glorificar a Deus, encontrando em Cristo prazer, alegria e satisfação plena para o seu coração.
  • Em outras palavras, a proclamação do evangelho mostra não só o quanto você esta interessado em glorificar a Deus, o quando você tem prazer em obedecer as suas ordens, mas mostra também o seu interessado em ver Deus sendo glorificado entre os povos, evidenciando assim o seu profundo desejo em ver as pessoas plenamente satisfeitas em Cristo.
  • Quantas pessoas você teve oportunidade de evangelizar esta semana? Quantas delas você evangelizou? Com quantas pessoas você compartilhou das grandezas de Deus este mês, este ano? Pense nisso, pois sobre você pesa a responsabilidade de pregar o evangelho. Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho! I Co. 9.16.

Nenhum comentário: