terça-feira, 7 de julho de 2009

O Sofrimento do Cristão não é um fim em si mesmo.

I Corintias 1:4-6.

“Deus é um professor implacável; primeiro dá a prova, depois a lição”.
  • A verdade é que os nossos sofrimentos tem propósito claros e definidos dentro dos planos de Deus. eles não acontecem aliatórimente, eles cumprem os propósitos Deus no tempo, na história, no estabelecimento de Seu reino e no progresso de Sua revelação. Sendo assim, entendemos que um dos própositos de Deus para os sofrimentos que os cristãos enfrentam é fazer desses sofrimentos fonte de consolo para outros que sofrem.
  • Os sofrimentos providências que Deus manda para os seus filhos tem como finalidade equipá-los a fim de que estes saibam fazer com outras pessoas que estão sofrendo o mesmo que Jesus Cristo fez consigo. Consolar. Somos consolados para consolarmos, esta é a verdade.
  • O sofrimento é uma excelente escola, na qual os servos de Deus se formam e se tornam preparados para exercer aquilo que o próprio Senhor fez conosco. Nunca haveremos de fazer algo que não aprendemos. Só Deus conhece algo sem nunca ter experimentado e aprendido por causa da sua natureza infinita e onisciente. No entanto, todas suas criaturas só podem aprender pela verificação ou pela experiência. Nunca aprenderemos a confortar pessoas a menos que passemos pelo sofrimento e recebamos em Cristo o conforto divino.
  • Ora se o próprio Cristo que era perfeito, mas que era verdadeiramente homem, teve que aprender a obedecer pelas coisas que sofreu, tendo experimentado o sofrimento da tentação para poder socorrer os que são tentados, quanto mais nós temos de aprender da consolação divina para podermos consolar os que estão debaixo de sofrimento.
  • É parte da providencia divina que passemos pelo sofrimento e sejamos consolados por Deus, muitas vezes e por vários meios. Afim de que aprendamos a exercer em alguma medida misericórdia para com aqueles que vivem em miséria e exercer consolação para os que vivem em sofrimento.
  • Essa também foi uma das razões que levou Paulo a bendizer o nome de Cristo, pois, ele entendia que tudo provém de Cristo e tudo é para Cristo. Sê sofremos é por causa de Cristo e é para a gloria de Cristo. Sê consolamos é por causa de Cristo e é para a gloria de Cristo. Paulo entendia que o seu sofrimento não era um fim em si mesmo, mas Deus levou Paulo a passar por tantas privações e provações também para o bem dos irmãos da igreja de coríntios.
  • Perceba que Cristo é o conteúdo daqueles que consolam, porque Ele é a fonte de todo o consolo é de Cristo que provém todo o consolo. Toda a nossa capacidade de confortar é transbordante de Cristo. É pelos seus sofrimentos que ele se compadece de nós e nos habilita a sermos transbordantes em nossa consolação.
  • Quando consolamos as pessoas que estão em sofrimento devemos falar da bondade de Deus demonstrada em Cristo e proclamar o que Deus tem feito em nossa alma por meio de Cristo.
  • Tudo o que recebemos vem de Deus em Cristo, por essa razão a gloria tem que ser devolvida a Deus através de Cristo. Sê somos capacitados para exercer compaixão com outras pessoas sofridas temos de proclamar os sofrimentos de Cristo em nosso favor, pois não só a nossa consolação é transbordante por meio dEle, mas ela também jorra em nos por causa dEle.
  • Aqueles que verdadeiramente experimentaram o amor, as misericórdias e o consolo de Deus em Cristo estão agora obrigados em Cristo a amar e a demonstrar misericórdias a aqueles que estão sofrendo. Aqueles que experimentaram e que ainda experimentam o consolo e o conforto que vem do Senhor estão agora obrigados em Cristo a consolar e a confortar aos que vivem atribulados.
  • Este texto nos fala de maturidade cristã, de responsabilidade cristã, este texto nos faz refletir sobre unidade e disposição para o serviço. Em uma época que desejamos ser servidos. Paulo nos diz que Deus nos dá dificuldades e tribulações para que aprendamos com elas a servir o nosso próximo, que enfrentam as mesmas ou semelhantes dificuldades. Tem pessoas que nunca saem da crise. Ficam sempre esperando a resolução completa dos seus problemas para servirem. Está na hora de você aprender a colocar o coração no serviço do Senhor. Esta na hora de você compreender que as suas dificuldades precisam ter como propósito glorificar a Deus através do serviço cristão.
  • A sociedade moderna é individualista. A sociedade moderna é egoísta, as pessoas são egocêntricas, estão preocupadas apenas com as suas necessidades. Este comportamento muitas vezes atinge a funcionalidade das igrejas.
  • Quando estamos aflitos quase sempre perguntamos "por quê?" Senhor por quê? Uma das reposta em momentos de terríveis sofrimentos e agonia de alma, é que Deus quer usar a sua vida para consolar a outros.
  • Sem sofrimento não saberíamos o que é consolo e sem consolo não saberíamos consolar. O que nos conforta é saber que nas piores situações Deus esta trabalhando para realizar os seus santos propósitos. Rm 8.31-39.
  • Você quer experimentar a profunda alegria de conhecer a si mesmo amado por Deus, dê a sua vida pela outras pessoas. Arrisque-se com o seu corpo, arrisque-se com a sua mente, arrisque-se com seu dinheiro, com suas qualificações, com o seu tempo com o seu trabalho.
  • Deus é um Deus que estabelece propósitos na nossa vida. Deus dá significado à vida dos homens. Deus da razão para vida dos homens e nem mesmo os acontecimentos mais terríveis que acontecem com os homens estão fora do controle de Deus. Pelo contrario, Deus é um Deus que tem a capacidade de transformar situações aparentemente mal em bem para a vida daqueles que o amam.
  • Você tem usado a sua vida para proclamar o bom perfume de Cristo, ainda quê passando por sofrimentos. Você tem testemunhado a aqueles que sofrem da graça, da gloria de Cristo, dos livramentos, do conforto e do consolo que tem recebido nEle.
  • Você tem aprendido a ter compaixão dos outros pelo sofrimento que Ele tem lhe enviado? Nunca você seria capaz de ter compaixão das pessoas que estão em sofrimento se de alguma maneira você não tivesse suportado sofrimentos vindo da parte do altíssimo. Por isso, não murmure, não reclame, não pragueje ao passar pelos sofrimentos, mas descanse em Deus e procure entender o que Ele esta fazendo e qual o propósito dEle em tal situação.
  • O sofrimento é o instrumento pelo qual Deus, o grande professor, tem ensinado a você a ter compaixão. Bendiga a este maravilho professor pelas aulas que Ele tem lhe dado.

Nenhum comentário: