sexta-feira, 31 de julho de 2009

O Desafio de Perceber Deus no Lugar Comum.

Em uma sociedade megalomaníaca, igual a nossa, os homens têm dificuldades de observar as pequenas coisas e os lugares comuns da vida, pois estão sempre em busca de novidades grandiosas para satisfazerem o seu coração. No entanto, por sabemos que Deus é o único capaz de satisfazer plenamente e permanentemente as pessoas que o buscam com sinceridade de coração. Concluimos então que somente aqueles que desfrutam da alegria de estarem unidos com Cristo e de aguardarem a esperança de novos céus e nova terra terão o coração satisfeito, consolado e confortado nesta vida e no porvir. Logo, se desejamos desfrutar da verdadeira alegria, seja neste ou no outro mundo, somos desafiados a vivermos todos os nossos dias na presença de Deus, fazendo da busca pela santidade espiritual e moral o grande negócio dessa vida.

Isso quer dizer que após compreendermos que toda a nossa vida é de Deus, deveríamos vivê-la com excelência para Deus. E jamais fazer separação entre secular e o sagrado, ou o espiritual e o terreno, mas toda a nossa vida deveria ser vista como espiritual, refletindo a santidade apreendida e derivada do próprio Deus. A verdade é que aqueles que conhecem a Cristo são desafiados a enxergar Deus nos lugares comuns da vida. Em outras palavras, eles deveriam olhar para vida e para as coisas que estão à sua volta e visualizar tudo através das lentes da soberana e infinita graça de Deus.

A lógica é simples, “se Deus é Deus acima de nós” e se devemos a Ele obediência em todas as coisas, e não apenas em algumas delas. Logo, Deus não pode estar sob nós em uma área e abaixo em outra. Ele tem que reinar na nossa vida em todas as situações. Seja nos momentos difíceis ou nos bons momentos precisamos ver a ação e o controle de Deus, seja na vida do lar, na igreja, no trabalho, na faculdade precisamos ter como alvo sempre a gloria de Deus, é assim que a Bíblia nos ensina.

O Senhor tem que ser sempre a nossa alegria em qualquer situação. Mas não somente isso, o Senhor também precisar ser o nosso alvo maior em todas as nossas ações e relações. Seja no relacionamento fraternal, no relacionamento conjugal, na relação dos filhos com os pais e dos pais com os filhos, na relação patrão e empregado e empregado e patrão, seja nos relacionamentos de amizades, na relação com o dinheiro, com os estudos, precisamos viver sempre com o propósito de glorificarmos ao Senhor em todas as nossas ações e relações.

Portanto o alvo primário do verdadeiro cristão é a glória e a satisfação de Cristo e não a sua própria satisfação. E todas as áreas da vida do cristão devem ser submissas a Cristo e disponíveis ao Seu serviço. Precisamos resgatar em nosso coração, em nossa sociedade e nos nossos relacionamentos a centralidade de Deus e das Escrituras. Aprendendo a observar a realidade com os óculos da Bíblia, para enxergarmos por meio delas a ação providencial e bondosa de Deus nas pequenas coisas de um dia comum, seja na vida, seja na sociedade ou no universo que Ele mesmo criou para a glória dEle. Concluímos, que a nossa responsabilidade será sempre de obedecer, honrar e glorificar a Deus, em tudo que somos, que temos e fazemos, procurando enxergá-lo nos lugares comuns da vida.

Nenhum comentário: