quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Como viver para agradar a Deus?

  • Uma médica do hospital das Clinicas em São Paulo, falando sobre o trabalho de capelania naquele hospital no setor de paciente paliativo, disse que o trabalho era muito importante porque as pessoas não sabem morrer, exatamente porque elas não sabem viver. Observe que no texto abaixo o apostolo Paulo vai ensinar aos cristãos de todos os tempos exatamente como eles devem viver para agradar a Deus.
  • “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. 16 Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos. Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós”. Fl 3.12-17.
  • Fundação da Igreja de Filipos:
A igreja dos Filipenses foi fundada por Paulo em meio a grande perseguição e sofrimento, e esta era uma igreja parceira de Paulo na obra missionária.
  • A Prisão do Apostolo Paulo em Roma:
Ao escrever esta carta o apostolo Paulo estava preso em Roma. E ao saber da prisão do apostolo a igreja de Filipos ficou preocupada, e desejosa por saber noticias e mandar donativos para suprir as necessidades dele.
  • O Envio de Epafrodito e a sua Doença:
A igreja enviou Epafrodito, um irmão muito amado que levou a oferta e ele próprio seria parte dessa oferta permanecendo com o Paulo o tempo necessário. Mas parece que Epafrodito adoeceu durante o percurso de sua viagem até Roma, apesar disso ele completou a sua missão. Contudo a noticia de sua doença logo chegou à igreja de Filipos e Epafrodito ficou aflito com a preocupação que estava despertando na igreja, pois agora além da preocupação com Paulo estava também preocupada com ele, por causa de sua doença. Por isso, ele desejou, portanto voltar para Filipos, e assim Paulo decidiu enviá-lo de volta a igreja.
  • As razões da carta aos Filipenses:
Aproveitando o retorno de Epafrodito, Paulo envia por meio dele a carta aos Filipenses, não só recomendando à igreja para que recebesse bem a Epafrodito, mas também agradecendo aos irmãos pelos donativos e a preocupação que estavam tendo com a sua pessoa. Por outro lado, o apóstolo Paulo desejava informar àquela igreja a respeito do progresso do evangelho, pois apesar dele, o principal pregador estar preso, o evangelho não estava acorrentado com ele, pelo contrário, a sua prisão estava contribuindo para o avanço missionário. Pois toda a guarda pretoriana estava ouvindo a respeito de Cristo. Além disso, o apostolo Paulo desejava através da carta falar sobre a sua preocupação com os falsos mestres que se infiltrou na igreja e estava estimulando um falso cristianismo. Em contraste com esses falsos mestres, Paulo diz aos irmãos Filipenses como deveria ser o cristianismo deles. Ou seja, de que forma eles deveriam viver.
  • Buscando ser semelhante a Cristo, para refletir à sua imagem. 12-17
  • A vida Cristã é um processo a se perseguido, é um caminho a se trilhar, é um alvo claro e definido a ser alcançado. A vida Cristã é a busca pela semelhança de Cristo. Em termos mais simples, a vida Cristã é uma busca por santidade constante, onde nosso alvo é ser conformado, moldado à imagem do nosso Redentor.
  • Provavelmente, você se lembre do texto em que Cristo convidou os seus discípulos dizendo: “Sigam-me”. Esse ainda é o comando para nós hoje. Esse chamado não foi substituído ou melhorado. Todo o objetivo da vida cristã é seguir a Cristo para se tornar mais semelhante a Ele.
  • O apóstolo João disse que se você pertence a Cristo, você permanece também em Cristo, e se permanece em Cristo, você tem que andar como Cristo andou. Viver como ele viveu. Amar o que ele amou.
  • O Apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas disse, "Eu tenho dor de parto por vocês novamente, até que Cristo seja plenamente formado em vocês". Ao e escrever para os Coríntios ele disse, "Sejam meus imitadores, assim como eu sou imitador de Cristo". Ou seja, o alvo maior da caminhada cristã é tornar-se semelhante a Cristo. Exatamente porque o Pai Celeste nós salvou em Cristo, para que fossemos conformado à imagem dEle, refletindo a gloria dEle, até ganhar um corpo semelhante ao dEle.
  • Portanto, ser semelhante a Cristo é a meta. É o alvo a ser perseguido por todos os que amam verdadeiramente o Salvador. Enquanto estivermos nessa vida temos que buscar a santificação, afim de que Cristo seja formado em nos, até o ponto em refletiremos o seu caráter, na espiritualidade, na moralidade e ética.
  • Este é o tema geral do versículo 12 do capitulo 3. Paulo está dizendo: Não que eu tenha alcançado a perfeição, mas eu busco, eu prossigo para o grande premio. Que premio é esse? Se não, o ser semelhante a Cristo.
  • No versículo 13 Paulo usa palavras semelhantes, provavelmente, porque alguns Judaizantes estavam confundindo a igreja de Filipos argumentando que eles deveriam buscar a perfeição através da circuncisão ou da guarda das leis cerimoniais.
  • Pois esse termo “perfeição” era muito usado pelos falsos mestres. Os judaizantes se vangloriavam de sua “perfeição”, quer fosse como Judeus que professavam guardavam as leis, quer como cristãos judeus que se “gloriavam” da circuncisão.
  • Paulo, porém negou aquilo que eles afirmavam ter obtido, isto é, a “perfeição”. Ele argumenta: eu ainda não cheguei à perfeição, mas me esqueço das coisas que para trás ficam e foco os meus olhos na meta que esta diante de mim. E qual é a sua meta Paulo? Ser Semelhante a Cristo.
  • Muitos cristãos estão satisfeitos com vida espiritual. Paulo, não. Ele entendia que ainda não havia chegado a estatura de varão perfeito, de maturidade ideal, pois ele compreendia que a perfeição só poderia ser alcançada no porvir. Contudo, ele entendia que durante toda a sua vida ele deveria buscar ser mais semelhante a Cristo, lutando contra o pecado, e crescendo em santidade.
  • E o que ele esta dizendo aqui é: até o dia em que receberemos o prêmio devemos perseguir essa meta. O prêmio é ser conformado à imagem de Cristo e a meta de nossa vida é buscar o prêmio.
  • Então talvez você esteja se perguntando, mas o alvo do Cristão não é glorificar a Deus. Eu digo sim, o alvo da igreja é glorificar a Deus, a lógica é: Eu glorifico a Deus quando busco me tornar semelhante a Cristo. Por outro lado, quanto mais eu busco glorificar a Deus, mais semelhante a Cristo eu me torno.
  • A Palavra grega usada por Paulo para “perfeito” era empregada não apenas para absoluta perfeição, mas também contrastar, por exemplo, um homem maduro e um jovem. O que Paulo esta dizendo é que prosseguia para o alvo a fim de adquirir essa maturidade. E quando diz: “Prossigo para o alvo...” (3.14). Esse verbo usado aqui tem o sentido de esforço intenso. Os gregos costumavam usar esse termo para descrever um caçador perseguindo avidamente a sua presa. Um indivíduo não se torna um atleta vencedor ouvindo palestras, lendo livros ou torcendo em jogos. Antes, o atleta bem sucedido entra no jogo e se mostra determinado a vencer!
  • A palavra “alvo” significa a fita diante da meta, no final da pista, à qual o atleta dirige seu olhar. Paulo não corre por causa de prosperidade, saúde, sucesso ou fama. Sua ardente aspiração é Jesus. Seu alvo é Cristo, é ser semelhante a Cristo. Os atletas olímpicos corriam por uma coroa de louros, mas os cristãos correm por uma coroa Incorruptível.
  • Agora chegamos ao versículo 17, ele novamente se dirige a aquela igreja convidando àqueles irmãos para que se unam a ele em seguir a Cristo. Observando também os outros irmãos semelhantes a Paulo, os quais tinham como alvo a gloria de Cristo e o ser moldado ao caráter de Cristo.
  • É importante entendermos que primeiramente Paulo não se coloca em um pedestal de perfeição. Paulo não está dizendo: "Eu sou perfeito, seja como eu" O que Paulo está dizendo é: "Eu sou imperfeito, mas sigam comigo o caminho que eu tenho trilhado em direção à perfeição".
  • A verdade, é que na caminhada cristã precisamos sempre do apoio de pessoas experientes, e mais maduras na fé. Pessoas que nos oriente como devemos lidar com as lutas dessa vida. Como lidar com a tentação. Como lidar com o pecado, etc.
  • É obvio que Paulo não está dizendo: eu não sou o modelo perfeito. Ele sabia que Cristo é o modelo perfeito. Ele esta dizendo: Eu sou alguém que você pode ter como exemplo na caminhada cristã. Veja como eu tenho lutado para alcançar o alvo. Sejam meus imitadores assim como eu sou de Cristo. Percebam então que o modelo último é Cristo, o foco é Cristo, o alvo é Cristo é a gloria de Cristo.
  • A pergunta que fazemos então é: Mas o que eu preciso fazer para ser semelhante a Cristo? O que eu preciso fazer para ter a imagem de Cristo formado em mim cada vez mais?
  • Conclusão e aplicação:
  • 1. Para ser semelhante a Cristo, você precisa abandonar o pecado; lutar contra as paixões carnais.
  • 2. Você precisa aprender a ter prazer nas coisas santas, buscando uma estilo de vida que agrade a Deus diariamente.
  • 3. Você precisa se dedicar à leitura da Bíblia, não apenas para adquirir conhecimento, mas para se relacionar com Cristo e para que o caráter dEle seja formado em você.
  • 4. Considere como prioridade a sua comunhão com Cristo. Entendendo que todas as outras coisas podem esperar, porque são secundárias na sua vida. Mas o relacionamento com Cristo precisa ser priorizado.
  • 5. O caráter de Cristo será formado em você quando a comunhão com o Espírito Santo através de uma vida de oração for uma realidade em sua vida.

Nenhum comentário: