sábado, 22 de agosto de 2009

O Desafio de um Cristianismo que Abandonou a Integridade.

  • Um antigo ditado popular que provavelmente você conhece diz: “Cada homem tem seu preço”. Será verdade? Será que os nossos padrões de fé, morais e éticos são válidos somente enquanto eles se acomodam às nossas necessidades, objetivos e desejos pessoais? Até onde você está disposto chegar para não se corromper e não ter que abrir mão de suas crenças? Você estaria disposto a colocar de lado os seus desejos por causa da fé que confessa? Você estaria disposto a morrer em defesa da sua fé em Cristo? Provavelmente, muitos de nós diríamos que sim se necessário morrerei por amor a Cristo e por causa do evangelho, com certeza é o que alguns falariam. O contraditório em tudo isso é que dizemos estar dispostos a tomar uma decisão extremamente difícil por causa de Cristo, mas nem sempre assumimos posturas bem mais simples por amor a Ele.
  • Somos corajosos em dizer que morreríamos por causa de Cristo, mas falta-nos coragem para viver pela mesma causa, não temos prazer de agradá-lo tomando posturas de renúncias que envolva a nossa conduta diária. Estou errado? Claro que não.
  • Falamos com os nossos lábios que amamos a Cristo, mas o negamos quando não somos ousados o suficiente para odiar aquilo que Ele odeia e amar o que Ele ama.
  • Alguns dos que professam sua fé no Senhor até desejam ser amigos dEle, mas querem também a amizade do mundo. Desejam servir a Cristo, mas ambicionam servir ao dinheiro, ao conforto, ao poder, a fama, ao status. Pessoas que dizem ser protestantes, contudo tem mais prazer nas rodas dos escarnecedores do que na lei do Senhor, tem maior prazer na comunhão com os ímpios do que na comunhão dos santos. Pessoas que amam mais o adultério, o namoro misto, o pecado sexual, a mentira, a fofoca, a discussão familiar do que a Cristo. Pois todas as vezes que recusamos abrir mão de qualquer coisa que atrapalhe a nossa comunhão com Cristo, é por que a Ele amamos menos.
  • O que nos falta na atualidade é integridade de fé. Estamos sempre aptos e preparados para julgar e criticar a corrupção na política, na justiça, no esporte, na saúde, na educação, mas vivemos comportamentos que são tão pecaminosos quanto os que são retratados pela mídia. Faz-se necessário dizer que conduta pecaminosa, falta de ética e imoralidade não são comportamentos exclusivos daqueles que exercem lideranças sobre nos, mas são conseqüências do pecado que envolve todos os homens.
  • No entanto aqueles que estão em Cristo são desafiados a terem posturas diferentes, exatamente por que são novas criaturas e são capacitados pelo Espírito de Deus para viverem uma nova vida. Foi assim no passado e deve ser assim também no presente.
  • Quando olhamos para história da igreja Cristã perceberemos que ela é marcada por homens e mulheres que se recusaram comprometer seus padrões Bíblicos por amor a Cristo. Cristãos que não se venderam e mesmo correndo risco de morrer não negaram o Salvador, alguns até mesmo pagaram com sua própria vida o seu comprometimento de fé. Exemplificando o meu argumento cito o reformador Matinho Lutero, que ao enfrentar a Dieta de Worms recebeu ordem para se retratar dos seus escritos a fim de não perder sua vida, porem se recusou em fazê-lo.
  • Quero concluir exortando você a fazer das Escrituras o fundamento para as suas crenças, buscando nelas também a coragem para viver uma fé integra ainda que isso signifique abrir mão de seus desejos e objetivos quando eles forem contra as Escrituras. Não se venda. Não se corrompa. Não negocie os princípios espirituais, morais e éticos das Escrituras; pelo contrário seja luz, seja diferente na sociedade, faça diferença por demonstrar que ama a Cristo através de atitudes que expressem temor e reverência a Ele. Mostre a todos que a razão está na fé, e os que puderem ver, sei que verão e os que puderem crer sei que crerão.

Nenhum comentário: