quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cuidado com os inimigos da Cruz de Cristo.

"Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas".Filipenses 3.18,19

Lobos ou Cordeiros?

A nova moda da Igreja Mundial do Poder de Deus é ungir aparelhos de celular. A razão é simples e bem lógica, preste atenção! O nome da campanha é “unção das boas novas”, você unge seu celular e só receberás boas notícias. Sinceramente eu gostaria de saber onde isso vai parar.

O Falso Cristianismo.

Perceba que no texto acima o apostolo Paulo chama a atenção da igreja para os falsos mestres. Se nos versículos anteriores Paulo chamou a igreja para que seguisse os bons modelos de fé, neste texto ele chama atenção da igreja para ter cuidado com os falsos mestres, com os falsos pastores, com os falsos cristãos, Paulo diz: "Siga o meu exemplo e as pessoas que vivem do jeito que eu vivo em busca da gloria de Cristo, siga-nos, porque tantos outros têm aparecido no meio da igreja, mas são inimigos da cruz de Cristo”. Ele está simplesmente falando, cuidado! Preste atenção para não seguirem um falso evangelho, um falso cristianismo. Em outras palavras, existem muitos modelos que devem ser evitados. "Muitos são os inimigos de Cristo." A palavra "muitos" da a idéia de que eles estão em toda parte.

A verdade é que os inimigos da cruz de Cristo continuam pregando o falso cristianismo e o falso evangelho ainda hoje, através do rádio, da televisão, dos livros e das “igrejas” espalhadas por toda terra. Uma questão obvia nesse texto é que com certeza essas pessoas não eram declaradamente inimigas da cruz de Cristo. Elas não diziam somos contra a cruz, somos contra Cristo. Elas não negavam declaradamente a sua obra na cruz. Pois quem nega a Cristo declaradamente não é uma ameaça para o cristianismo, certo?

Os inimigos da cruz são sutis. São pessoas que dizem serem amigas de Cristo e da cruz de Cristo, que aparentemente defendem a Cristo, que se dizem identificar com Cristo, mas que na verdade são inimigas da cruz de Cristo. Porque com sua fé ou com sua vida negam a Cristo e a sua obra. O próprio Jesus disse: "Cuidado com as pessoas que vêm a você em pele de cordeiro, mas que no interior são lobos ferozes".

Esse assunto é algo tão sério que Paulo estava aflito, em nenhum lugar do novo Testamento ele disse que havia escrito chorando, somente aqui. Ele está inconsolável. Preocupado com o estrago que esses falsos líderes poderiam fazer no meio da igreja.

Apesar de não dizer quem são os inimigos da cruz de Cristo, temos duas opções aqui. A primeira seria os judeus judaizantes. Eram Judeus que se identificavam com a Igreja e, no entanto ainda eram inimigos da cruz. Eles não negavam Cristo declaradamente e não negava o evangelho, eles apenas diziam que o evangelho era insuficiente para salvar. Eles diziam aceitamos a Cristo, acreditamos na Sua morte, acreditamos na Sua ressurreição, mas isso não é suficiente para salvar, você precisa ser circuncidado, você precisa guardar os rituais cerimoniais.

Em outras palavras, eles diziam que a obra de Cristo não era suficiente, você tem de acrescentar alguma outra coisa. Esses eram considerados por Paulo inimigos da cruz de Cristo. Percebam que quando Paulo diz inimigo da cruz de Cristo, o conceito não é a cruz madeira, mas de toda a obra expiatória e redentora de Cristo. A verdade é que nós não podemos abraçar essas pessoas como se fossem nossos irmãos na fé.

Mas Paulo também poderia estar falando dos gentios. Pois havia na igreja um grupo de pessoas que diziam: "Sim, nós acreditamos em Cristo, acreditamos no evangelho de Cristo, acreditamos que Ele morreu em nosso lugar e pelos nossos pecados", contudo eles tinham uma filosofia dualista, que mais tarde ficou conhecida como Gnóstico. Eles acreditavam que o espírito é bom, mas a matéria é má. Então somos cristãos no espírito. O corpo é matéria, e se o corpo é matéria então ele não tem valor. Logo, a matéria não importa. Não importa o que você faz com o corpo. Não importa se você é um glutão, não se preocupe, seja um comilão, não importa se você é um homossexual, se você é um fornicador, se você é um adúltero, se você é um bêbado, não importa, é apenas efeitos do corpo e não do espírito. Basicamente eles diziam o seguinte: "Claro, eu sou um cristão, eu recebi a Jesus, Ele mudou o meu espírito”. Mas a vida não sofre nenhuma influência.

Se por um lado os judaizantes diziam que os cristãos de Filipos precisavam do evangelho e mais as obras, os gnósticos diziam que eles precisam do evangelho e menos as obras. Acreditar em Jesus é suficiente para que eles ficassem seguros fora do fogo do inferno, quanto a vida viveriam da maneira que queriam, afinal, é só o corpo, quem se importa?

Isso é comum hoje dentro de muitas igrejas. Veja quantas igrejas que você conhece que pratica corretamente a disciplina. As igrejas têm eliminado a disciplina. "Afinal, por que disciplinar a carne? A carne é a carne, o corpo vai ser mal o tempo todo de qualquer maneira, deixa pra lá, não se preocupe."

"Oh, nós amamos a Cristo, amamos a cruz, acreditamos na sua obra. Agora, não necessariamente que tudo isso tem que fazer efeito nas nossas vidas”, ou seja, dizem que amam a Cristo, mas permanecem como bêbados, alcoólatras, homossexuais, fornicadores, adúlteros e coisas semelhante a essas. Fazem filmes pornográficos, são ladrões e continuar até mesmo falando sobre Cristo.

Cuidado, esses são os inimigos da cruz. Sobre eles Paulo diz: "cujo fim é a destruição." Este é o castigo que eles enfrentaram. O seu destino está selado na eterna perdição. Eles estarão em tormento eterno no inferno. Por quê? Eles não são verdadeiros cristãos. Eles tem subtraído do evangelho. Eles têm uma fé inútil, que nunca trouxe uma verdadeira transformação. O Deus deles são os desejos carnais, eles são movidos por seus desejos carnais. Eles vivem a prática dos prazeres carnais. O evangelicalismo deles não tem santidade, nem transformação, nem amor , nem piedade. A gloria deles será também a sua vergonha. "Eles amam o mundo, e por isso não podem ser amigos de Deus, porque a amizade com o mundo é inimizade com Deus. E amizade com Deus tem que resultar em inimizade com o mundo.

Essas pessoas estão obcecadas com as coisas deste mundo, com as casas, com os carros, dinheiro, contas bancárias, viagens, poder, fama roupas, jóias e acúmulos de outras coisas.

Alem desses dois grupos eu creio que ainda temos nos dias de hoje muitas coisas que tentam invadir as nossas igreja e distorcer a compreensão da verdade da palavra de Deus. Poderíamos exemplificar citando a psicologia e a filosofia humanista, as quais pregam que o homem existe para a sua própria satisfação e se comportam como inimigo da Cruz de Cristo.

O humanismo ante Bíblico ensina que o homem para ser feliz tem de ter todas as suas necessidades e todos os seus desejos supridos. Esse tipo de humanismo afirma que o objetivo da vida do homem é ter todos os seus desejos supridos, todos os seus desejos realizados, todas as suas necessidades satisfeitas. O homem será feliz, dizem os psicólogos quando seus desejos forem satisfeitos.

É nessa mesma linha que tem caminhado o evangelicalismo contemporâneo. A apresentação do evangelho tem sido acompanhado por uma perspectiva humanista. Vem para Cristo que terá saúde, dinheiro, riqueza, prosperidade, que você nunca mais irá sofrer. Ou seja, a maioria das pregações dos ensinos das igrejas hoje, tem a ver com os problemas e com as necessidades, com a satisfação e com a realização dos desejos dos homens. Nossos ouvidos coçam em ouvir que Jesus irá satisfazer todas as necessidades, como se fosse ele uma espécie de psiquiatra divino que existe para nos servir e nos fazer ficar bem conosco mesmo.

A verdade é que tudo isso é diametralmente oposto ao que a Bíblia ensina. A Bíblia ensina que a satisfação da necessidade humana, não é nem o objetivo da salvação nem é o objetivo da santificação. O objetivo da salvação é para que você seja conformado à imagem do Filho do Deus vivo, esse também é o objetivo da santificação. O objetivo da minha vida não é ter a certeza que estou satisfeito, mas para certificar-se de que Deus está satisfeito, esse é o objetivo da minha vida.

Mas em nossa sociedade o homem tem se tornado o centro em vez de Cristo ser o centro. Esta é uma mudança importante nos nossos dias. No Cristianismo Bíblico o homem busca um Deus fora dEle, no cristianismo atual o homem busca um deus dentro de si. Seu Deus é o seu ventre.

Conclusão & Aplicação:

  1. Eu creio que seja plenamente possível haver dentro da própria igreja de Cristo, inimigos da cruz de Cristo. Eu creio que seja possível haver aqueles que acreditam que somente Cristo não é suficiente, mas que precisa de alguma outra coisa para ser salvo, ou até mesmo se sentir pleno, realizado e solucionar os seus problemas.
  2. Eu quero te dizer que somente Cristo é suficiente, para salvar, para transformar o seu caráter, para te resgatar do pecado que talvez você esteja vivendo, para mudar os seus relacionamentos, seja no seu casamento, namoro, com seus filhos, com seus pais com seus amigos. Você não precisa de mais nada além do evangelho para ter uma vida feliz.
  3. Cristianismo é sinônimo de ética e de moralidade. Por isso, é impossível separarmos a espiritualidade de um testemunho ético e moral. Você não pode ser cristão e ainda viver dominado pelo pecado. Mude de vida. Busque uma um estilo de vida santo, que agrade a Deus.

Nenhum comentário: