quinta-feira, 2 de julho de 2009

Maneiras belamente estranhas de Deus fazer bem à nossa vida.

II Corintios 1:3-4

  • Qual dentre os homens tem poder sobre o sofrimento? Quem entre os mortais não sabe o que é sofrer? Quem entre os mortais não conhece a tristeza causada pela morte de um ente querido, o desconforto de uma enfermidade, as inseguranças e as ansiedades da vida? Quem não sofre com as pressões diárias deste mundo pós-moderno? Quem dentre os sábios não sabe o que são dificuldades financeiras? Mas "Porque coisas ruins acontecem com pessoas boas?" Porque tragédias devastadoras acontecem com o povo de Deus? Vamos ainda mais longe. Porque Deus decreta que coisas ruins aconteçam com o Seu povo.
  • A verdade é que o sofrimento faz parte da realidade do homem caído. E ele (o sofrimento) é ainda mais acentuado na vida daqueles que servem a Cristo. A crua realidade das Escrituras é que o Cristão é chamado por Deus para sofrer.
  • A grande diferença entre aqueles que estão em Cristo e aqueles que não estão, é que o sofrimentos destes se tornam ainda mais agudos, porque no vale da sombra da morte eles não desfrutam da presença de Deus. O texto acima é um texto que nos fala sobre a resposta de Deus para o sofrimento humano. E nos fornece respostas e lições sobre o propósito de Deus para seu povo em tempo de sofrimento.
  • 1. O Deus das Escrituras é a fonte de todo o consolo que precisamos. Uma questão lógica do texto aqui, e a realidade das tribulações e dos sofrimentos na vida daqueles que são seguidores de Cristo. O fato de sermos cristãos não nos livra das adversidades dessa vida. O fato de congregamos em uma igreja histórica, que tem uma boa teologia, não nos livra das tribulações conseqüentes da queda. Pelo contrario ser cristão é ser conduzido diariamente às situações de sofrimentos, de pressões, de privações, de lutas interiores e exteriores por causa do nome de Cristo.
  • A palavra consolo aparece nesses 09 versículos, pelo menos 10 vezes e a palavra sofrimento 8 vezes. Mostrando que o propósito de Paulo era exatamente qualificar Deus como FONTE de todo consolo. Deus é um Deus misericordioso diz Paulo, e é justamente por causa da misericórdia de Deus que nos podemos ter a certeza de que seremos consolados em todas as nossas aflições e angustias.
  • As palavras de Paulo são expressões que nos trás ânimo, são declarações que reconhecem o cuidado de Deus pelo seu povo. Por esta razão o apóstolo Paulo inicia o texto exaltando, enaltecendo, magníficando a grandeza e a majestade do nosso Deus, porque ele tem plena certeza de que Deus jamais o abanou e nunca o abandonaria em suas tribulações e angustias.
  • Observe que o apostolo Paulo inicia a sessão do texto dizendo “Bendito seja o Deus e Pai do Senhor Jesus Cristo” Uma expressão de jubilo e de gratidão a Deus por causa do cuidado que Deus sempre teve pela sua vida e que também tem com os irmãos da igreja de coríntios.
  • Esta era uma expressão usada pelo povo de Deus para manifestar adoração e oração reverente ao Senhor, e no original dessa frase ela aparece na voz passiva, o que indica que os agentes dessa adoração eram tanto o apostolo Paulo como também a igreja de Coríntios.
  • Paulo estava engrandecendo o nome de Deus, mas também estava chamando aquela comunidade para que ela participasse com ele desse louvor, dessa adoração ao Deus soberano. Porque que Deus é um Deus de misericórdia e por causa de Sua infinita misericórdia ele sempre age trazendo bonança, esperança, alívio, força nas horas de dificuldades, nos momentos tribulações que o seu povo enfrenta. Deus é o Deus que sempre proporciona conforto e consolo para aqueles que confiam nEle. Diante disso, Paulo não vê que deveria ter outra postura a não ser adorar a este Deus, enaltecer ao Deus providente, por que verdadeiramente ele é o Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas aflições e tribulações.
  • É importante destacar que a palavra usada por Paulo como conforto no versículo 4, é um pouco diferente da idéia que nos temos de conforto nos dias de hoje. Quando pensamos em conforto, imediatamente vem à nossa mente uma situação agradável, uma situação de bem estar, mas quando Paulo usa essa expressão, ele esta pensando em alguém que esta em uma situação de pressão, alguém que esta sendo pressionado, mas que recebe de Deus a força para enfrentar, permanecer firme, e vencer tais dificuldades.
  • A palavra conforto aqui significa muito mais do que uma palavra amiga ou um tapinha nas costas. É uma palavra que implica ação – a qual essencialmente significa "para reforçar". A mesma palavra é usada por Jesus para descrever o Espírito Santo como “O Consolador”. E o que o Espírito Santo fazer por nós? O Espírito Santo fortalece-nos para fazer a vontade de Cristo.O que Paulo esta dizendo é que Deus nos da força para agirmos em meio às pressões da vida. Assim como ele fortaleceu a Cristo ele nos fortalece. É um sinônimo de coragem, valentia, força. Ele não disse Deus veio a mim e me deu uma vida confortável. Ele está dizendo Deus veio a mim no meio dos meus problemas e me deu força. Ele veio a mim e me deu coragem. Para vencer as dificuldades.
  • E como se Paulo estivesse dizendo: Bendito seja o Deus que meu deu força, que me fortaleceu as pernas vacilantes, que me fortificou os braços para não desanimar, para não desistir ao passar pelos sofrimentos e pelas tribulações ministeriais que tenho enfrentado.
  • O conforto aqui não era necessariamente Deus livrá-lo das tribulações e das dificuldades, mas era o Deus de graça e poder fortalecê-lo para enfrentar estes momentos de perseguições e tristezas sem perder o ânimo, a doçura e a esperança em Cristo.
  • O que dava conforto a Paulo era saber que Deus estava com ele, era o fato de Paulo entender que havia um Deus no controle, o Deus que tem as rédeas do universo nas mãos, o Deus que trás provisão para aqueles que estão necessitados. Ele estava com Paulo. O Deus da aliança, o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó, estava com Paulo, proporcionando conforto e consolo.
  • O que confortava o coração de Paulo era exatamente a compreensão de que sua vida estava guardada e sustentada por este Deus. E que suas forças provinham do Deus todo poderoso, o qual não permitiria que o desânimo fosse tão profundo a ponto de levá-lo a abanar o barco.
  • Paulo em nenhum momento estava dizendo que pelo fato de Deus ser o seu consolo e conforto nas tribulações, ele não enfrentaria dificuldades. Pelo contrario, ele entende que aqueles que desejam viver piedosamente em Cristo, enfrentaram maiores dificuldades ainda. Por isso, ele diz que aqueles que estão em Cristo participarão abundantemente dos sofrimentos de Cristo, mas que por outro lado, desfrutaram também do consolo que vem Deus por causa de Cristo.
  • Só podem saber de fato o que é consolo, aqueles que estão em Cristo. Ainda que os ímpios desfrutem da graça comum de Deus, ainda que eles experimentem das bênçãos provenientes da graça comum de Deus neste mundo. Eles nunca desfrutarão do conforto e consolo interior que Deus proporciona para aqueles que são seus. Eles nunca desfrutarão da paz, da esperança, da força que recebem aqueles que estão em Cristo.
  • O Deus de todo consolo nem sempre nos livra dos sofrimentos, nem sempre nos protege das tragédias, das enfermidades, da escassez, das dificuldades familiares, das dificuldades na criação de filhos, das angustias de alma, dos momentos de depressão. Nem sempre ele nos protege de sermos assaltados, de levar um tiro, de morrer ou de perder um ente querido de maneira trágica. Nem sempre. Mas porque ele não nos livra? Ele não é o Deus todo poderoso?
  • Ele não nos livra, exatamente, para que fique evidente o seu cuidado e seu amor por nós. Ele não nos livra para que tenhamos juntamente com as dificuldades,os nossos olhos e o nosso coração postos, firmados, alicerçados naquele que pode nos dar o socorro. “Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e terra”. Deus quer que tenhamos os olhos sempre elevados para os céus como demonstração de que dependemos dEle e do seu auxilio. Deus desejou demonstrar a grandeza suprema de sua graça nos sofrimentos de SEU FILHO Jesus, e nos convida a nos unirmos a Ele nesta estrada para o Calvário, porque uma das maneiras que levará o mundo a ver a suprema gloria de Cristo hoje, são os sofrimentos dos santos.
  • O evangelho da prosperidade não levara ninguém a adorar a Cristo. O Evangelho do Apostolo Valdomiro, do Bispo Macedo, da Bispa Sônia, do Apostolo Esetevam Hernandes, do Missionário R.R Soares, do Apóstolo Renê Terra Nova, da pastora Valnice Milhomes, do Bispo Robson Rodovalho, não levara ninguém a glorificar a Jesus.
  • Quem não gostaria de ter um Jesus que dá carro novo? Quem não gostaria de ter um Jesus que dá boa casa, contas bancárias cheias, bom casamento, boa saúde, mansões, fama, boa vida. Quem não gostaria? Quem não gostaria de ter um Jesus que o pagamento é certo?
  • Mas não é através de uma vida confortável que o mundo vai observar que servimos a Jesus. Não é vestindo a melhor marca, dirigindo o melhor carro, morando na melhor casa, trabalhando no melhor emprego. O mundo observará o quanto servimos a Jesus, exatamente observando o quanto estamos dispostos a sofrer por causa de Cristo e pela gloria de Cristo. Sofrer renunciando o pecado, as coisas deste mundo, ainda que sejam licitas, a gloria deste mundo. Por causa de Cristo. Este é o sofrimento que a Bíblia nos convida a passar por Ele.
  • Não estou convocando você para uma vida miserável, mas sim para uma vida dolorosa por causa de Cristo e pela gloria de Cristo. Mas, saiba também que em meio a toda essa dor, você pode se regozijar e encontrar nEle consolo e conforto para sua vida. Tenha por motivo de grande alegria ao passar por tribulações por causa do nome de Cristo. Porque a tribulação, o sofrimento produz, paciência, a paciência produz perseverança e a perseverança produz esperança. E a esperança não nos envergonha porque o amor de Deus é derramado em nosso coração.
  • No mundo os discípulos de Cristo sempre haverão de passar por tribulações. Ela é parte do presente estado de miséria que vivemos. Todavia com Deus este estado de miséria é aliviado. Ele é o Pai de misericórdia e Deus de toda consolação.
  • Em um mundo cheio de dores e tristezas somente um Deus com essas capacidades essências é que pode ser consolador. Ele não poderia ser Deus se não tivesse essa capacidade de aliviar as nossas dores, de secar as nossas lagrimas, de sossegar o nosso coração. As Suas misericórdias e consolações são muitas em nossa vida. Ai de nos se elas não fossem derramadas sobre a nossa sofrida alma. Ai daqueles que não podem desfrutar do consolo de Deus.
  • O apostolo Paulo e todos os outros apóstolos tiveram muitas tribulações e que os fizeram sofrer duramente a sua vida. Todavia Deus nunca lhes enviou sofrimentos sem supri-los com sua doce consolação. O Deus da Bíblia é o Deus que nos conforta em todas as nossas tribulações. Em todos os nossos sofrimentos. Em todas as nossas pressões.
  • O apostolo Pedro, diz que não devemos sofrer como assassinos, ladrões, maldizentes e rebeldes a lei de Deus, mas que devemos trilhar os mesmos passos de Cristo. Sofrendo por causa da gloria do Pai. Dessa forma entendemos que seremos muitas vezes injuriados por causa de Cristo. E quando isso acontecer teremos que dar a outra face, andar mais uma milha, não desejarmos vingança, e perdoar aqueles que nos ofendem. Você tem sofrido por causa de Cristo? Por ser fiel a Cristo? Por desejar manter uma vida de santidade?
  • Quando você estiver sofrendo pelas mais variadas razões, lembre-se você não é um desafortunado, mas um amado de Deus. Os sofrimentos que Deus lhe tem mandado são maneiras belamente estranhas de fazer bem à sua vida.
  • Deus muitas vezes tem levado você de volta ao caminho, através da disciplina que vem por meio do sofrimento. Você imaginou se Deus não tivesse exercendo sobre você sua ação disciplinadora? Certamente você ainda estaria distante dEle, comendo as alfarrobas dos porcos.

2 comentários:

Anônimo disse...

irmao gostei muito espero que continue e que deus te abenssoe

Anônimo disse...

irmao gostei muito espero que continue e que deus te abenssoe