quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Uma igreja modelo é aquela que evidencia a sua fé através de um Amor Àgape.

  • "Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.
  • Iniciamos a nossa reflexão perguntando: O que motivava àquela igreja a trabalhar tão arduamente no reino? Paulo diz que o trabalhado daquela igreja era motivado pelo amor ágape, um amor que inundava o coração daqueles irmãos, um amor que não pedia nada em troca, um amor que se doa em prol do outro, um amor que serve.
  • Um amor que é mais do que uma sentimentalidade vazia e que pode ser evidenciado de forma prática e relevante através das atitudes diárias. As pessoas não se sentiam coagidas para trabalhar, não eram manipuladas, não se sentiam forçadas, mas elas eram voluntariamente constrangidas pelo amor a Cristo a produzirem obras que evidenciasse a gloria de Deus e o quanto amavam o seu próximo. Esses irmãos trabalhavam porque amam a Cristo, estavam desejosos por fazerem a vontade de Cristo, queriam servir a Cristo. Mas eles também amavam o próximo e por isso desejavam servi-lo.
  • A palavra que Paulo usa para amor é a palavra ágape. Usada para expressar um amor sacrificial que realiza um sacrifício intencional. Quando Paulo usa a palavra ágape eu entendo esta palavra tanto no sentido vertical como horizontal. Verticalmente falando esta palavra pode ser usada para expressar o nosso relacionamento de amor com Deus. O verdadeiro cristão é aquele que tem um profundo amor por Cristo.
  • E por isso esta sempre trabalhando para alinhar o seu coração e os seus desejos com a vontade de Cristo. É uma pessoa que ama tanto a Deus que anseia em ter comunhão com Ele. É sobre isso que o salmista esta falando quando diz: Assim como a corsa anseia pelas águas, eu anseio por Ti Senhor. E também: Quão amáveis são os teus tabernaculos Senhor, a minha alma anseia e desfalece pelos teus átrios, pela tua presença. Davi esta fugindo no deserto e a figura do templo novo Velho Testamento sempre trás o conceito de presença do Senhor.
  • E como se Davi estivesse dizendo Deus meu coração está ansioso para nutrir comunhão contigo Senhor. Meu coração está ansioso para ter comunhão com a Tua Palavra, pois “um dia em tua presença vale mais do que mil em outro lugar”. Da mesma forma ele comenta: Alegrei quando disseram vamos à casa do Senhor. A casa do Senhor é o local da presença do Senhor no conceito do V.T. No Novo Testamento nos entendemos que somos pequenos templos do Deus vivo.
  • O amor ágape trás o conceito de amor incondicional pelo Senhor, de amor sacrificial por causa de Cristo. Não sacrifícios no sentido salvifico e nem meritório, mas sacrificial no sentido de tomar a Cruz dia por amor a Ele, sacrificial no sentido abrir mão de desejos, planos e sonhos, ainda quando são lícitos, mas que atrapalhem a comunhão com o Senhor, por exemplo: uma novela, é licito eu assistir uma novela, dependendo da novela sim, mas se isso atrapalha a sua comunhão com Deus, você deve abandonar. O jogo de futebol é licito assistir? Sim, dependendo do time é claro, mas se isso atrapalha a sua comunhão com Deus tem que ser abandonado por amor a Cristo.
  • Podemos aplicar esse exemplo a varias outras realidades por amor a Cristo. Ao namoro, a internet, ao conforto e muitas outras situações da vida. O nosso amor por Cristo precisa ser Sacrificial no sentido de negar a si mesmo, por amor a Ele. Precisa ser tão profundo ao ponto de estarmos dispostos a dar a nossa vida por amor a Ele. Era com esse amor que a igreja de Tessalonica servia a Cristo. Havia abandonado os ídolos, e agora enfrentava perseguição e sofrimento por amor a Cristo.
  • Paulo no versículo 6 nos mostra que essa igreja amava profundamente a Cristo, quando ele diz: Vocês se tornaram nossos imitadores e imitadores de Cristo, seguindo os mesmos caminhos que foram seguidos pelo mestre. Esses irmãos tinham um amor tão profundo por Cristo que foram impelidos a abandonarem seus ídolos por causa do evangelho. Haviam se convertido de fato para servir ao Deus vivo e verdadeiro.
  • A igreja tinha um amor sacrificial que não se importava com a perseguição, que não se importava com a pressão massacrante da sociedade, que não se importava com a pressão massacrante da cultura. Mas que abriam mão de suas crenças e valores para assumirem as crenças e os valores propostos pelo evangelho.
  • Por outro lado é impossível amar verdadeira mente a Deus e não amarmos o nosso próximo. Como podemos amar a Deus a quem não vemos e não amar o próximo a quem vemos. POR ISSO CREIO que a palavra ágape trás também o significado de um amor que tem uma abrangência na esfera horizontal, onde podemos expressar o amor de Deus aos outros. Este amor não é fácil. Deus nos chamou a amar os nossos inimigos e abençoar aqueles que nos perseguem. Devemos amar aqueles que tentam se aproveitar de nós. Nós não o amamos porque gostamos do que eles fazem, ou porque nos sentimos bem quando estamos do lado deles, nós os amamos porque Deus nos manda a amá-los.
  • Quando Paulo escreve o capitulo 4 dessa carta no versículo 9, ele diz, quanto ao amor fraternal, não há necessidade que eu vos ensine. Exatamente porque essa igreja era uma igreja modelo no relacionamento entre os irmãos. Precisamos ser honestos e dizer a verdade, nós sempre queremos amar aqueles que são fáceis de serem amados, não gostamos de amar as pessoas quando aos nossos olhos elas não são tão encantadoras como deveriam ser, quando elas não respondem a nossa tentativa de bondade, é sempre mais fácil julgar as pessoas e construir o pensamento de que com a elas não valem a pena qualquer esforço que venhamos a fazer em direção a um melhor relacionamento, infelizmente temos dificuldades de baixar as nossas armas e propor uma relação de paz.
  • Por isso é importante saber que Deus nos chamou para amar as pessoas porque elas precisam de amor, todos nós precisamos nos sentir amados. Quando você realmente ama alguém, você não desiste. Você continua trabalhando. Você continua a procurar maneiras de construir pontes. E deve fazer tudo entendendo que vale a pena todos os esforços de obediência a Cristo.
  • Nos amos tanto a Deus como ao nosso próximo, exatamente, porque Deus nos amou primeiro. A igreja que ama a Cristo é aquele que entende que amar leva tempo e às vezes exige sacrifício. Os verdadeiros crentes estão dispostos a arregaçar as mangas para ajudar o seu próximo sacrificialmente.
  • Uma igreja que ama a Cristo verdadeiramente é aquela que compreendeu a obra realizada por Cristo na Cruz do calvário e por isso estará sempre empenhada em trabalhar para levar a mensagem de amor, de perdão e de paz que Cristo dá, estará sempre dendicando a Deus as suas finanças, o seu tempo, o seu talento e os seus dons.
  • Aplicação: Busque mais a Deus, tenha mais paixão pelas coisas de Deus, pela palavra de Deus. Ore para que Deus gere em seu coração maior prazer na presença dele. Maior prazer em ter comunhão com apalavra dEle.
  • Busque construir novos relacionamentos, não espere que as pessoas venham até você, mas vá até as pessoas para servi-las e não para ser servido, faça o bem a seu próximo sem esperar receber dele algum pagamento. Entenda de uma vez por todas que as nossas relações exigem de nós sacrifícios; seja ela horizontal ou vertical, elas precisam ser fruto de um amor abnegado.

Nenhum comentário: