sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Unidade na Diversidade

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua benção e a vida para sempre. Sl 133.

As palavras unidade, união, comunhão e os adjetivos relacionados, infelizmente com o passar do tempo têm sofrido um profundo desgaste no seu significado e por isso tem perdido forças quando utilizadas para expressar o ideal de Deus para Sua Igreja. Algumas pessoas chegam a duvidar da possibilidade de se construir na igreja de Cristo relacionamentos saudáveis, duráveis e verdadeiros; que possam ser edificados através de uma relação de amor, afeto, cuidado, santidade e interesses pelas necessidades uns dos outros. Essas pessoas são descrentes não somente em suas palavras, mas também em suas atitudes que desnudam o seu coração e mostra toda a sua desconfiança e todo o seu desinteresse em construir amizades que promovam a unidade, a paz e a comunhão da igreja do Senhor.

Apesar das varias razões e argumentos que tais pessoas usam para explicar e justificar a sua falta de comunhão na igreja e a deficiência na edificação de novos relacionamentos no ambiente cristão; alguns de seus motivos até explicam, porém jamais poderiam justificá-las. A timidez, a vergonha, a desconfiança, a amargura, o medo de ser traído na amizade, as diferenças culturais, sociais, ideológicas não podem servir de barreiras para a comunhão na igreja de Deus.

A comunhão, a unidade que devemos buscar na igreja de Cristo tem como objetivo não apenas um relacionamento harmonioso que promova a paz no ambiente da igreja, mas ela também serve para expressar a graça de Cristo derramada na igreja, serve de testemunho e proclamação do glorioso evangelho de Cristo. Antes de sua crucificação, em sua oração intercessora, o Senhor Jesus clamou ao Pai para que houvesse unidade entre os seus, e o modelo para essa unidadeera trinitário , da mesma forma que há um vinculo de amor profundo entre a trindade, que a faz unida, que o Pai também pudesse manter em unidade aqueles a quem lhes deu. Jo 17.20-23.

O salmo 133 é bastante propício para nos ensinar sobre relacionamento fraternal, apesar de suas muitas figuras ele descreve ricamente o propósito de Deus em relação a comunhão da igreja de Cristo. E verdadeiramente poucas coisas podem ser comparadas a beleza que tem uma igreja que vive em unidade, uma igreja onde há amor e compreensão e que apesar das muitas diferenças, ainda consegue manter unido os seus corações,e é claro que não haverá sempre um perfeito acordo, mas um perfeito amor que faz com que cada um considere o outro superior a si mesmo. Entendendo que suas opiniões e os seus sentimentos particulares nâo são os mais importantes e sim o sentimento de unidade, amor, compreensão, perdão e paz que deve permear o corpo de Cristo. Isso sim é importante.

Quando o Sumo sacerdote Arão foi consagrado para o serviço do Senhor ele foi ungido com um óleo bastante perfumado que escorreu sobre a sua cabeça, sua barba, sua roupa e até chegar aos seus pés e por onde ele passava fica a fragrância do seu perfume. Da mesma forma a unidade da igreja manifesta o bom perfume de Cristo para aqueles que não o conhecem.

Mas o salmista usa ainda outra figura para ilustrar a importância da unidade da igreja “é como o orvalho do Hermon que desce sobre os montes de Sião” as montanhas do Hermon regavam a sua volta com orvalho e com isso promoviam vida. O que o salmista esta dizendo é que todo mundo é abençoado quando há unidade, os importantes e os “menos importantes”, os grandes e os pequenos, desfrutam dos benefícios da unidade derramados por Deus sobre a igreja de Cristo. E a unidade mantém a igreja viva.

Não se esconda em seu gueto, abra-se para novos relacionamentos, aprenda a liberar perdão para aqueles que te magoam. Seja amável, cordato com as pessoas, promova a paz e a alegria no corpo de Cristo. Seja integro nas suas relações. Saiba que você também é responsável por cuidar de seu irmão e por integrar os novos convertidos na comunhão do corpo de Cristo. Cuidado com a língua, com a maledicência, com a fofoca, com a mentira, com a inveja e outras coisas que podem destruir ou desarmonizar os relacionamentos, mas busque a santidade em suas relações, o cuidado, o carinho cristão e o afeto.

Nenhum comentário: