sábado, 5 de setembro de 2009

Uma igreja modelo evidencia a sua fé através de uma esperança viva no nosso redentor.

"Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura".

  • A operosidade da fé mostrou que os irmãos Tessalônicos eram eleito, um povo que se voltou dos ídolos para Deus. Um povo de amor abnegado que se tornou exemplo e modelo entre todos os crentes. E, além disso, era uma igreja entusiasmada que estava sempre pronta para viver o evangelho e compartilhar o evangelho. Eram firmes na esperança, eram crentes expectantes, que estavam ansiosos pelo retorno de Cristo.
  • Eles olhavam para a segunda vinda com expectativa. Sabendo que ela representa a consumação da nossa salvação e o livramento da ira vindoura. É provável que a perseguição e o sofrimento que sofriam por causa dá fé que professavam em Cristo, tenha contribuído para que esses irmãos buscassem conforto e consolo na expectativa e na esperança dos céus.
  • Quando adoravam aos ídolos não tinham esperança. Mas ao confiarem em Cristo passaram a ter uma viva esperança. As pessoas sem Cristo estão sem esperança no mundo, alienadas à vontade de Deus. Porém nós que estamos em Cristo temos também no Cristo que vive uma viva esperança.
  • Em Tessalônica havia muitos deuses, muitos ídolos. Eles abandonaram esses ídolos e se voltaram para o Deus vivo. Seus olhos foram abertos e eles viram que seus ídolos eram vãos.
  • A palavra aguardardes (1:10) significa “esperar alguém com felicidade, paciência, confiança e expectativa.” Isso significa que a pessoa salva precisa estar sempre preparada para a volta do Senhor Jesus. Quando aguardamos certo visitante já deixamos tudo preparado para a sua chegada.
  • Ilustração: Uma mulher grávida. Veja que ninguém em sã consciência diria: Será que este bebê vem mesmo? E se ele não quiser nascer. E se quiser morar pra sempre dentro da minha barriga. E claro que você não pensaria assim. Tão certo como respiramos é também a certeza da volta de Cristo. Saiba porem que aguardar envolve atividade e perseverança. Não estamos aguardando sinais. Estamos aguardando o Salvador. Estamos aguardando a redenção do nosso corpo. Estamos aguardando o recebimento de novos corpos para sermos como Ele é. Estamos aguardando a restauração da criação que geme esperando a Sua volta.
  • A expectativa da segunda vinda é um grande estímulo para evangelizarmos. É também conforto e consolo em tempo de sofrimento. É fonte para grande encorajamento e deveria servir como fonte de grande piedade.
  • Pois deveríamos saber que a volta de Cristo será também um dia de terror para aqueles que não estiverem preparados. Será um dia de trevas, de vingança santa do cordeiro contra os seus inimigos, será um dia de choro, será um dia em que o cordeiro manifestara toda à sua irá santa, será um dia punição para satanás, seus anjos e os homens que não se arrependeram de seus pecados. É triste quando as igrejas deixam de pregar, aguardar e viver a doutrina da segunda vinda de Cristo. Todos nos deveríamos ser esperançosos na volta de Cristo.
  • Você tem passado por dificuldade, por sofrimentos, por lutas, por dores, tribulações? Ore a Deus, apresente a Ele as suas necessidades. Mas se as sua oração não for respondida como você gostaria que fossem não perca a esperança, não perca o ânimo, confie no Senhor e saiba que em breve Ele voltará e trará consigo gozo, paz, alegria para os nossos corações.
  • Nesse dia para aqueles que amam a Cristo será dia de extrema alegria e felicidade, teremos dos nossos olhos todas as lagrimas enxugadas e todas as nossas feridas serão cicatrizadas. Por essas e muitas outras razões devemos ansiar a volta do nosso Cristo.
  • Agora se você não tem certeza de sua salvação, se você tem vivido na impiedade, distante do Senhor, mesmo vivendo dentro da igreja, saiba que esse dia será um dia catastrófico, um dia de trevas, um dia de dor, de juízo, de justiça, de ira santa, de destruição, de punição e castigo, um dia de terror para aqueles que viveram na impiedade. Que o Senhor Deus tenha misericórdia de sua vida, que livre você desse sofrimento eterno.

Nenhum comentário: