quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Uma Igreja Modelo evidencia a sua fé através da proclamação do evangelho.

  • "Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro". I Tessalonicenses 1.8-9

  • Apesar do apostolo Paulo não descrever com detalhes que tipo de obras eram realizadas pelos Tessalônicos, se era o visitar os doentes, visitar os presos, praticar a misericórdia, se era o ser hospitaleiro, e tantas outras obras que a igreja poderia realizar, de fato não sabemos se a igreja era atuante em alguma dessas. Contudo, o texto deixa claro que a principal obra realizada por esses irmãos refere-se a propagação do evangelho. A igreja de Tessalônica foi funda em meio à perseguição religiosa e o apostolo Paulo teve que sair fugido da cidade de Tessalônica para não ser preso. Mas infelizmente um dos seus primeiros membros foi preso por ter aceitado a fé evangélica.
  • Porém a perseguição não foi suficiente para impedir que a igreja se tornasse uma igreja proclamadora, corajosa, que enfrentou o medo e o sofrimento por amor a Cristo e fazia ecoar, repercutir a sua fé em todas as regiões da macedônia. A palavra ecoar trás a idéia de uma antena parabólica que transmite os sinais em todas as direções, assim essa igreja estava levando o evangelho de Cristo para todas as direções. A idéia é também de uma caixa de som ou soar de uma trombeta que faz o som propagar e ser ouvido por varias pessoas ao mesmo tempo. Um som que se pode ouvir em todas as direções. Assim aquela igreja estava fazendo ouvir do evangelho em todas as regiões.
  • Vamos lembrar que na cidade de Tessalônica ficava um dos maiores porto marítimo da região, a Macedônia era também considerada a capital da Ásia menor, o que provavelmente favoreceu o trabalho de proclamação da igreja. A cidade de Tessalônica contava diariamente com um fluxo enorme de pessoas que passavam por ela para fazer negócios. E esses irmãos não perderam tempo, resolveram proclamar o evangelho, falando de sua fé e testemunhando da obra grandiosa, visível e poderosa realizada pelo Espírito na vida deles.
  • Os irmãos estavam desejosos para contar de como abriram mão dos seus ídolos e abraçaram a fé evangélica. A igreja estava desejosa para contar sobre a forma gloriosa que o Espírito abriu os seus corações para a mensagem do evangelho e também compreensão de que os ídolos não poderiam oferecer solução real para o seu maior problema. Eles descobriram que seu maior problema era a ira de um Deus santo que há de punir aqueles que não crerem no Seu Cristo e não receberem o evangelho em seus corações.
  • João Calvino disse que o coração humano é uma fábrica de ídolos. Nosso coração é um fabricante em massa de ídolos, a cada dia corremos o risco de construir novos ídolos. Colocamos as coisas no lugar da adoração ao Deus verdadeiro e damos o nosso coração para viver um prazer distante de Deus. Adoramos e nos apegamos aos ídolos a tal ponto que fazemos por sacrifícios. E ao fazer isso estamos engajados em um ataque direto ao nosso Deus. Quando os Tessalonicenses dizem que abandonaram os seus ídolos eles estão falando literalmente dos deuses construídos por mãos humanas. Os quais ocupavam os primeiros lugares em seus corações.
  • Conosco não é diferente, quando elevamos as coisas no lugar que só Deus merece estamos dizendo que amamos mais as coisas do que a Deus. Devemos nos afastar dos ídolos. E é exatamente isso que a igreja de Tessalônica fez, se afastou dos ídolos e entronizou Deus em seu coração. Mas ela foi além, teve uma compreensão Bíblica dos homens e por isso passou a proclamar o único e verdadeiro Deus.
  • A Bíblica nos ensina que o homem é um ser religioso e precisa sempre reverenciar e adorar algum deus, seja ele de pedra, de barro ou filosófico. Mas o homem sem a graça de Deus jamais será um ser neutro, pelo contrario ele Sempre irá adorar a criatura. E é nossa responsabilidade proclamar o evangelho, a verdade é que missões existem, exatamente por que Deus não está sendo adorado por todos os homens e os homens são indesculpáveis por não adorá-lo e nos somos indesculpáveis por não proclamá-lo, chamando os homens à adoração.
  • Optamos por conhecer apenas uma parte das Escrituras, os textos que mostram que Deus trás conforto e socorro. Mas tampamos os nossos ouvidos para textos que nos manda proclamar o evangelho. E a Bíblia diz: Como crerão se nunca ouviram e como ouvirão se não há quem pregue? Precisamos pregar a tempo e fora de tempo, precisamos aproveitar todas as oportunidades para fazermos conhecido o evangelho de Cristo. E mostrar para as pessoas que existe um criador e que elas precisam adorá-lo e se não o adorarem serão perante Ele indesculpáveis e dignas de condenação eterna por não fazerem isso.
  • Aqueles que amam a Cristo precisam amar o que ele ama, e Cristo ama as nações, Ele ama pessoas que procedem de todas as tribos, povos, línguas e nações e cabe a nós seus servos fazê-lo conhecido através do seu evangelho entre todos os povos.
  • As pessoas precisam ouvir sobre pecado e de como elas são dignas do inferno e da ira divina, as pessoas precisam ouvir a respeito do plano majestoso de Deus para salvar os homens, as pessoas precisam ouvir sobre o evangelho, as pessoas precisam ouvir a respeito do nascimento virginal de Cristo, a respeito do seu sofrimento, a respeito de sua crucificação, sobre sua morte, sobre ressurreição e ascensão em gloria. As pessoas precisam ouvir que em breve Cristo voltará e trará refrigério e paz aos seus servos e justiça e juízo para aqueles que permaneceram com o coração empedernido quando ouviram o evangelho e não o recebeu.
  • Aqueles que já tiveram as suas vidas mudas por Cristo não podem ficar de boca fechada, não podem se calar, não poder fazer de conta que não são responsáveis pela proclamação da verdade. Se você conhece verdadeiramente a Cristo precisa fazer ecoar a sua fé em Cristo, precisa fazê-lo conhecido através da pregação do evangelho. Precisa propagar a respeito do Deus que liberta, do Deus que transforma, do Deus que muda o caráter, do Deus que muda a vida, do Deus que mantém no inferno sobre condenação eterna.
  • Perceba que as pessoas quando desconhecem a doutrina da eleição falam ignorantemente que a doutrina da eleição produz uma igreja morta, que não proclamam a Cristo, que não evangeliza, que não investe em missões, mas não é o que vemos nesse texto, a igreja sabia sim sobre essa doutrina, porque Paulo não faz nenhuma explicação quando no verso 4 ele diz “de fato vocês são eleitos de Deus”. E o que vemos aqui é exatamente uma igreja que compreendeu corretamente a razão de sua eleição e por isso usou todos os seus esforços na proclamação o evangelho da paz.
  • Uma igreja desejosa por proclamar as verdades de Cristo. Que utiliza estrategicamente a sua cidade na proclamação do evangelho e sua fé é literalmente transportada pelas pessoas que visitavam àquela cidade. Uma igreja que amava a Cristo e que por causa disso o fazia conhecido nos lugares mais distantes da terra.
  • O quanto você esta envolvido com missões? O quanto a obra missionária esta inflamada no seu coração? Você tem feito Cristo conhecido através da proclamação direta do evangelho? Quantas pessoas você já evangelizou durante este ano? Eu vou ser misericordioso com você, vou falar de evangelização apenas como o falar do evangelho, porque para sermos Bíblicos os crentes deveriam evangelizar e também discípular. Quantas pessoas já conheceram a respeito de Cristo através de uma proclamação vinda dos seus lábios?
  • O mesmo apostolo Paulo disse na carta aos Romanos, a seguinte frase: Ai de mim se eu não pregar o evangelho. E eu digo: Ai de você que tem experimentado a graça restauradora e transformadora do evangelho e não tem usado de esforço para tornar Cristo conhecido. Ai de você que já foi liberto por Cristo e tem escondido e fugido das oportunidades de falar desse Deus verdadeiro. Estamos sempre aptos a criticar os falsos evangelhos que tem surgido nas igrejas supostamente evangélicas distribuídas em nossa cidade em nosso país e no mundo. Mas na hora de abrir os nossos lábios para pregar a Cristo, não temos coragem, fugimos de nossa responsabilidade. Nós acovardamos. Aprenda com os nossos irmãos de Tessalônica que receberam a Palavra de Deus e se tornaram também transmissores dessa Palavra. Cada crente e cada igreja local deve receber e transmitir a Palavra.
  • Conta-se que o missionário escocês que trabalhou na Índia, Alexandre Duff, regressou para a Escócia depois de anos de trabalho na índia. Em uma reunião em sua igreja ele pregou e apelou aos seus conterrâneos para que se apresentassem para dar prosseguimento ao seu trabalho missionário na Índia. Porém, ninguém atendia ao seu apelo. E Duff muito cansado desmaiou e foi levado para fora da igreja. E um médico o atendeu e ainda estava examinando o seu coração quando, de repente, ele abriu os olhos e disse: – Preciso voltar ao púlpito. Preciso continuar o apelo. – Fique calmo – aconselhou o médico você não esta muito bem. Mas o velho missionário não se conformou. E Diz a historia que ele voltou correndo ao púlpito e continuou falando: E disse o seguinte: Quando a rainha Vitória convidou voluntários, centenas de jovens se apresentaram a ela. Mas quando o rei Jesus chama ninguém quer atender a Ele. Será que a Escócia não tem mais filhos para atender ao apelo que vem da Índia? Ele esperou um pouco em silêncio e então disse: – Muito bem. Se a Escócia não tem mais jovens para enviar à Índia, eu mesmo irei novamente, para que o povo dali saiba que pelo menos um escocês ainda tem o coração inflamado pelo desejo de fazer Cristo conhecido.
  • Quando Duff desceu do púlpito o silêncio foi quebrado por uma multidão de jovens que se apresentaram: Dizendo eu vou para a índia em obediência a Cristo.
  • Se Cristo pedisse para que você fosse para índia, ou para qualquer lugar distante levar a sua palavra será que você iria? Provavelmente diria sim, “se Cristo me pedisse eu iria”. Mas por que você não o proclama aqui onde você vive? Saiba que qualquer desculpa que você inventar para não falar de Cristo, jamais será aceita por Ele. Fale de Cristo, fale aos ímpios sobre a justiça e o juízo para os que vivem na impiedade. Proclame o evangelho. Proclame libertação, graça e paz que só pode ser encontrada em Cristo.

Nenhum comentário: