quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Fé que Salva Produz Obras que evidenciam a Salvação.

Uma igreja modelo é aquela que evidencia a sua fé através das Boas Obras.

“Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, 3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, 4 reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição”. I Tessalonicenses 1.2-4.

Um teólogo europeu, liberal, chamado Reinhold Niebuhr disse: "A igreja é muito parecido com a Arca de Noé. Se não fosse a tempestade lá fora, você não podia suportar o mau cheiro no seu interior”. Provavelmente, Niebuhr era uma pessoa muito amargurada com a igreja da qual fazia parte; porém devo admitir que guardada as proporções ele tem uma certa razão. Pois é impossivel não notar que a igreja tem se distanciado do modelo Bíblico de igreja. No entanto, analisando a Carta aos Tessalonicenses tentaremos responder a seguinte pergunta: Qual o modelo de igreja que Deus deseja que sejamos? .

É obvio que igreja de Tessalônica não era perfeita, mas era uma igreja maravilhosa, que amava Cristo e atuava com efetividade na sociedade; sua atuação no período do Novo Testamento é para nós referêncial de uma igreja modelo, que nos ajudar a andar no caminho correto.

Tessalônica era uma igreja diferente de todas as outras igrejas fundadas por Paulo. A relação do apóstolo com essa igreja era das melhores, eis aqui uma carta de agradecimento a Deus pelas realizações da igreja. É uma carta de encorajamento a uma igreja de fiéis que estavam vivendo santamente, que estavam amando uns aos outros de uma maneira semelhante a que Cristo havia ensinado e que suportava fielmente os sofrimentos por causa do nome de Cristo. É de fato uma linda igreja de crentes maduros que amavam e temiam a Cristo.

A cidade de Tessalônica foi fundada pelo imperador Cassandro e recebeu este nome em homenagem a sua mulher, que era meio irmã de Alexandre o Grande. Tessalônica era um centro comercial portuário cortada por várias rodovias; E era também a maior cidade da Ásia Menor naquele período, uma cidade próspera tanto comercialmente como economicamente.

Porém era uma cidade tomada pelo crime, pela violência, a arqueologia tem nos dito que em muitas casas construídas naquela cidade não havia nem mesmo janelas. O que indica uma criminalidade gritante; as pessoas construíam suas casas sem janelas porque estavam aterrorizadas. E por ser uma cidade portuária com uma importante rota comercial, a imoralidade era galopante.

A prostituição nem mais incomodava, imagens obscenas foram pintadas em varias paredes das casas pela cidade. As mulheres grávidas não sabendo como abortar os seus bebês, mas querendo se livrar deles, davam a luz e os abandonavam por toda a cidade, particularmente as meninas eram mais abandonadas porque não poderiam trabalhar em um regime tão intenso quanto os meninos. O assassinato era banal e o divórcio era freqüente. Soa familiar isso? Muito parecido com as nossas cidades.

É nesse contexto que está fundada a igreja de Tessalônica, um verdadeiro farol nesta escuridão pagã. Uma igreja caracterizada por um testemunho vivo da pessoa de Cristo, uma igreja que entendeu que poderia ser relevante na sociedade através de um a adoração eficaz, de uma conduta ilibada, de um comportamento exemplar. Fundada por Paulo, Silas e Timóteo por volta do ano 48 da era Cristã, era ainda uma igreja muito nova quando recebeu de Paulo esta carta expressando por varias razões a sua alegria e gratidão a Deus pela forma como ela amava ao Senhor.

E eu creio que as características dessa igreja muito pode nós ensinar sobre como deve se comportar uma igreja que ama a Cristo. Agora, vamos olhar para as características que marcaram a igreja de Tessalônia e que podem ser melhoradas nas nossas.

Nos versos de 2-4, nos vemos paulo tratando sobre a atuação da igreja. E a primeira questão a ser considerada aqui é o fato do apostolo sempre engrandecer o nome do Senhor Deus, por causa dos frutos da graça de Deus que podia ser encontrado no coração e na vida dos amados irmãos de Tessalônica.

A primeira característica que diferenciava a igreja de Tessalônica era a sua fé operosa, uma fé verificável em obras, uma fé que trabalhava, uma fé que era mais do que um estado intelectual subjetivo, mas era objetiva. Vejam o versículo 3. Paulo diz: "Estamos gratos a Deus, sempre mencionando vocês em nossas orações, lembrando sempre do trabalho da vossa fé".

Paulo entendia que as boas que glorificam a Deus só podem ser fruto da fé, as boas obras surgem da fé são realizadas pela fé e tem o propósito de revelar a fé. O ímpio não pode praticar obras que glorifiquem a Deus, ainda que eles venham a praticar boas obras, eles não podem glorificar a Deus, porque o propósito de suas obras não é esse. Calvino diz que se por uma lado os ímpio são dignos de condenação por não realizarem as boas obras, por outro lado, eles são dignos de condenação quando as praticam, exatamente porque o propósito delas é sua glória pessoal e não a glória de Deus. Sendo assim, entendemos que todos os cristãos estão obrigados a praticarem boas obras, obras que elevem o precioso nome do Senhor e que exaltem a pessoa de Cristo, o nosso Redentor. Praticar boas obras não é uma opção para o crente é uma obrigação.

Quando Paulo olha para a igreja de Tessalônica ele consegue ver na vida dessa igreja as obras que evidênciavam a salvação daqueles irmãos. Obras que de fato demonstravam que aqueles irmãos tinham a fé salvadora. Em outras palavras Paulo está dizendo: "a fé salvadora de vocês é evidênciada através do trabalho que vocês têm realizado". E isso muito me alegra o coração diante de Deus, por que fica evidente a vossa eleição irmãos.

E óbvio que não precisamos de realizar obras para sermos salvos, nós cremos que a fé sem obras humana salva. O exemplo disso é um dos ladrões que estava sendo crucificado com Cristo na cruz, “hoje mesmo estará comigo no paraíso” que obras ele realizou? Nenhuma. Salvação é pela obra e graça unicamente de Cristo, não por nossas obras, para que ninguém se glorie.

Por outro lado há um paradoxo aqui, somos salvo pela graça através da fé. Trata-se de uma ação independente das obras praticada por nós. Contudo, apesar de sermos salvos pela fé sem as nossas obras, Paulo é categórico e inflexível em dizer que a fé que salva é também fé que produz boas obras. Ainda que não precisemos das boas obras para sermos salvos, quando somos salvos estamos obrigados por Cristo a produzir boas obras, vivendo exatamente como Ele viveu. Em Efésios 2:10 Paulo diz: "Nós somos a sua obra prima, criados em Cristo Jesus para as boas obras que Deus preparou antes da fundação do mundo para que andássemos nelas.

Portanto o que distingue a falsa fé da verdadeira fé, são as boas obras com o propósito de obedecer e fazer o que agrada a Deus unicamente para glorificá-lo. A fé salvadora tem que ser vista nos atos de amor e bondade praticada por aqueles que professam o nome de Cristo, a fé salvadora precisa ser evidenciada através das obras de misericórdias e exercício dos dons espirituais, os quais muitos de nós nem mesmo sabe quais possuem, a verdadeira fé é vista pela prática do ensino e do discipulado, é notada pelo aconselhamento mutuo que deve acontecer dentro da igreja; pelo apoio espiritual e social, pelo desejo de servir uns aos outros, entendendo que estão servindo a Cristo.

A palavra trabalho aqui traz a idéia de uma ação que envolvia um esforço árduo, fatigante, exaustivo, que demonstra o esforço daquela igreja para que a fé dela produzisse obras. Ao olhar para a operosidade da fé desses irmãos o apostolo Paulo chegou à conclusão de que tudo isso evidenciava de fato a eleição deles. Sabemos que a eleição é uma ação incondicional do Senhor, o qual soberanamente decidiu antes da criação do mundo escolher para si vasos de honra e desonra, por outro lado entendemos que a eleição é evidenciada na vida daqueles que foram escolhidos.

A questão aqui é que a fé verdadeira é conhecida, manifestada e comprovada por meio de ações correspondentes. O apostolo Tiago falando sobre isso vai dizer que a única maneira de alguém dizer que tem fé é mediante ações e atitudes que comprovem a sua fé. Tiago chega ser meio irônico quando esta tratando desse assunto, dizendo ao hipócrita: Você crê que Deus é somente Um? O diabo crê e treme. Ou seja, você diz que crê em Deus, mas não tem obras que comprovam a sua fé.

Para Tiago a fé sem obras é inoperante, a palavra inoperante trás a idéia de ocioso, preguiçoso, sem uso. Em outras palavras, a fé não pode ser inativa, mas precisa nos levar a produzir obras. Fé e obras andam juntas e cooperam mutuamente. A relação entre elas é um caminho de mão dupla, a fé produz as obras que por sua vez aperfeiçoa a fé.

A fé que salva produz obras que explicam a salvação. Não podemos negligenciar nem a fé e nem as obras, podemos entender a fé como raiz e as obras como o fruto. Tiago diz que assim como um corpo sem o espírito é morto a fé sem obra é morta. Morto no sentido de ser algo inoperante, assim como o corpo precisa do Espírito a fé precisa das obras para ser operante. Tanto Tiago como Paulo, quando falam das obras fruto dá fé, estão falando daquelas obras que são frutos da obediência a Deus.

Aplicação: Saiba que a Prática das boas obras é sempre uma demonstração de fé e obdeciência à Cristo. De que forma a sua fé tem sido evidenciada? As pessoas percebem pelas suas atitudes que você crê em Deus e que o ama? Lembre-se, Pecado não é somente praticar o mau, pecado é também deixar de fazer o bem quando se deve fazer . Evidencie a sua fé servindo ao Senhor de forma prática, usando os seus dons e talentos, usando seu dinheiro, seu tempo. Busque descobrir quais sãos os seus dons e utilize-o na obra do Senhor e no serviço ao próximo, lembrando que sempre a suas obras têm que glorificar a Deus.

Nenhum comentário: