terça-feira, 1 de setembro de 2009

Reconhecendo a bondade de Deus em todos os nossos caminhos.

  • Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos. A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem. A voz do Senhor lança labaredas de fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz as corças dar à luz, e desnuda as florestas; e no seu templo todos dizem: Glória! O Senhor está entronizado sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como rei, perpetuamente. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz. Salmo 29.

  • O Reformador João Calvino diz que não há caminho mais escorregadio do que o caminho que os homens trilham durante os momentos de conquistas e vitórias. Caminho que muitas vezes nos conduz à ingratidão, ao esquecimento, a altivez e a soberba. Os homens são tão presunçosos e arrogantes que em ocasiões de alegria, felicidades, paz e prosperidade se esquecem do Senhor, ignoram à Sua bondade e não reconhecem os frutos da Sua graça.
  • Temos perdido o sentimento de gratidão em nosso coração. A mídia gera em nosso coração um sentimento de insatisfação, estamos sempre descontentes com as coisas que possuímos, seja o carro, a casa, a roupa, a aparência, as tecnologias, etc. A nossa geração não sabe agradecer nem as coisas que recebe dos outros homens e nem as manifestações de bondades e bênçãos que recebe diretamente do Senhor.
  • Este Salmo, porém nos ensina que os homens não podem deixar de atribuir ao Senhor a gloria que lhe é devida. Talvez seja por essa razão que Davi dirige seu discurso aos filhos dos poderosos, provavelmente porque eles abusam de sua condição e arrogam para si, para sua gloria, toda a generosidade divina.
  • Os homens muitas vezes acreditam que o poder e a força e a capacidade de realização e de conquista que possuem são frutos de ações puramente humanas que acontecem no decorrer da sua vida, são conseqüências do seu trabalho, dos seus relacionamentos, de suas capacidades culturais e mentais e se esquecem de exaltar e glorificar a Deus reconhecendo a sua pequenez diante das muitas conquistas da vida.
  • Portanto, Davi esta chamando esses homens a renunciarem a sua arrogância, sua soberba, sua altivez, sua independência de Deus, e passar a glorificar a Deus como Ele merece.
  • Davi faz um contrate no salmo entre os seres racionais e os irracionais, pois enquanto os seres irracionais e inanimados tremem diante da voz do Senhor, somente os homens se arrogam em não adorá-lo, os seres humanos que tem capacidade racional e reflexiva não se quebrantam diante dEle, não se sensibilizam, não O reconhecem em todos os seus caminhos. E muitas vezes até mesmo fecham os seus olhos e tampão os seus ouvidos para não escutarem a voz do Senhor.
  • Os homens têm sido ingratos não compreendendo a providência e o governo absoluto de Deus sobre as obras da criação, por isso o salmista usa a figura da natureza para mostrar como ela se curva diante do Senhor. Até mesmo os animais irracionais conseguem ouvir a voz Senhor e terem reações ao ouvir a sua voz diferentemente dos homens que muitas vezes permanecem com o seu coração endurecido. A figura da corsa é uma prova dessa reação diante da voz do Senhor. Segundo alguns estudiosos a corsa é um animal que tem muita dificuldade para dar a luz. Mas consegue ouvir a voz do Senhor e reagir a essa voz dando a luz. Deus fazendo uso da sua voz soberana e poderosa controla todos os acontecimentos que envolvem a sua criação, ele se assenta sobre o trono e governa com mão forte e poderosa todas as coisas que existem. E dEle depende tudo que temos e tudo que somos, dele depende a nossa alegria, o nosso contentamento, a nossa vitória, a nossa conquista.
  • Diante disso só nos cabe tributar a Ele a gloria devida ao seu nome, reconhecendo que é dEle que vem a força e o poder. Temos que apresentar o nosso coração rendido diante dEle, humilhado na presença dEle, entendendo que tudo é graça, tudo que recebemos vem de suas mãos e para Ele deve voltar como manifestação de adoração, louvor e gratidão.

“Tudo vem de Ti Senhor, e das Tuas próprias mãos te damos. Quem há semelhante a Ti e aquém pode ser comparado, Deus que tudo fez, tudo é Teu”.

2 comentários:

Anônimo disse...

caro dantas, gostaria de saber algumas coisas sobre às quais vc postou. Qual a palavra hebráica para amém, e em que lugar vc encontrou a referência para defender sua idéia sobre isso? Vc citou a leitura de um tal de vantil? Qual livro vc sugere dele para leitura? Ele é americano?
Sua titularidade acadêmica é o que? vc estudou em qual faculdade teológica? grato pelas respostas

Eurípedes Araújo Dantas disse...

me adicione no msn dantasipb@hotmail.com