sábado, 16 de maio de 2009

CARNAVAL: Uma festa que afronta a GLÓRIA de Deus.

http://www.papoqualquercoisa.blogger.com.br/mascara.jpg

  • Todos os anos duas cenas se repetem. Por um lado, temos os meios de comunicação, principalmente a televisão, anunciando incansavelmente a maior festa popular do Brasil, o carnaval. Por outro lado, temos a evasão da igreja, que desesperadamente procura se afastar do foco dessa festa da carne, e se retira em acampamento espiritual. Se a fuga da igreja é a melhor estratégia, não sei, creio que este é um tema passível de discussão, o qual pode ser tratado em uma outra oportunidade. Já que neste artigo, tentarei apenas responder o porquê dos protestantes não participarem do carnaval. E os fatores que faz do carnaval uma festa pecaminosa.
  • Apesar de não termos espaço suficiente para discorrer sobre a origem do carnaval e sua evolução na história, gostaria de levantar dois argumentos para reflexão.
  • O primeiro argumento a respeito do porque os cristãos não devem participar do carnaval é teológico, ou seja, a glória de Deus. Entendemos biblicamente que todo o universo foi criado por Deus, e que cada átomo existente, esta envolto na Sua glória. Em outras palavra podemos dizer que o universo é todo glória. Pois e é isso que nos diz o Salmo 19.1 Os céus declaram a glória de Deus”. E ainda nesta mesma direção o profeta Isaias declara:Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exercício celestial, e a todos chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer”Is. 40.26.
  • Quanto ao homem afirmamos que o anseio mais profundo do seu coração é conhecer e apreciar a glória de Deus, pois o mesmo foi criado com esse propósito.“...de longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas (...) a quem criei para minha glória... Is.43.6-7. Logo, entendemos que o universo foi feito para proclamar essa glória, e nós somos feitos para vê-la, prová-la e também proclamá-la. O mundo está enfermo, um verdadeiro caos, exatamente porque o homem trocado a glória de Deus por outras coisas (Rm 1.23).
  • A gloria de Deus é a principal razão que me faz posicionar contra o carnaval. Pois, além dessa festa não evidenciar positivamente a Sua glória, ela ainda a ofende profundamente; incentivando a prostituição, o sexo livre, a bebedeira, a infidelidade conjugal, o uso de drogas, a idolatria e tantos outros pecados, os quais nos falta espaço para relatá-los. Cada pessoa que se entrega ao carnaval, no fundo, esta desejosa pela glória de Deus; mas tentam reprimir tal anseio, desprezando em seu coração o conhecimento inato e bíblico a respeito do criador, para se entregarem à depravação e a todo tipo de pecado. Rm 1.18. Este é o principal pecado que envolve o carnaval, o não manifestar a glória de Deus. Quer comais, quer bebais, façais tudo para a gloria de Deus.
  • O segundo motivo que temos para rejeitar o carnaval, esta fundamentado em uma argumentação moral. O carnaval é uma festa profana, de imoralidade, de devassidão, que estimula a promiscuidade e todo tipo de pecado sexual. Todas as vezes que os homens substituem a glória de Deus por coisas banais, Deus os abandona a uma vida de depravação, miséria moral e espiritual. No carnaval temos um forte índice de brigas, de assassinatos, de roubos, de prostituição infantil, de relacionamentos homossexuais, etc. E além disso não agradar a Deus e ofender profundamente à sua glória, revela-nos uma profunda carência de absolutos morais na vida dos homens, os quais se entregam ao baixo nível de devassidão moral. O carnaval é uma festa de trevas, de pecado, de imoralidade e ofensa ao Senhor.

Nenhum comentário: