domingo, 17 de maio de 2009

Uma Palavra às Mulheres - I Pedro - 3.1-6

O apostolo Pedro neste texto, nos mostra um aspecto fundamental para que uma mulher glorifique a Deus dentro do casamento. Um aspecto que muitas vezes tem sido mal compreendido e interpretado em nossos dias. Infelizmente, as ênfases da sociedade atual são o individualismo e libertinagem, porque para mim, não é liberdade, pois a verdadeira liberdade só tem aqueles que estão em Cristo.

  • A palavra submissão é vista como algo humilhante, fruto de um comportamento machista. E o que cada vez mais se vê, são mulheres e homens fora do papel que Deus lhes deu dentro do casamento e da família.

  • As pessoas se orgulham da liberdade que conquistaram, mas quando olhamos o que vemos são pessoas presas em seus vícios e pecados, pessoas subjugadas pelas drogas, pelo sexo, pelo crime, pelos conflitos familiares, pessoas dilaceradas por causa do divórcio, famílias destruídas, lares sem pais, e você sabe por que tudo isso acontece? Exatamente, porque o homem tem ultrapassado os limites de liberdade estabelecidos por Deus.

  • A verdade, é que Deus tem algo muito melhor para àqueles que são seus e que estão dispostos a se submeterem à Sua Palavra, e as mulheres têm um papel fundamental, como instrumento nas mãos de Deus, na estruturação de um lar feliz, de relacionamentos saudáveis que glorifiquem a Ele.

  • Para o apostolo Pedro neste texto a submissão ao marido segue o PADRÃO DE DEUS para o casamento (v.1a). “Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido (...)”. Reparem que o texto começa com a expressão “do mesmo modo”, ou seja, da mesma forma que os cristãos devem se submeter às autoridades e os servos aos seus senhores, a mulher também deve ser submissa ao marido.

  • Submissão não significa ser inferior ao homem, ou que a mulher tem menos valor dentro da família, mas sim que, dentro do lar, o marido foi colocado por Deus como sendo a autoridade final.

  • Deus criou a mulher para auxiliar o homem no cumprimento de sua missão e criou o homem para ser o cabeça do lar. (Gn2.18). Outra lição do texto é que a submissão ao marido é um BOM TESTEMUNHO (v.1b,2). “Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês”. O marido descrente não é alcançado apenas por palavras, mas por um comportamento transformado. Uma esposa submissa ao marido dá testemunho de ser uma mulher que tem uma vida de intimidade com Deus.

  • E por ultimo, a submissão ao marido demonstra um CORAÇÃO TRANSFORMADO (vv.3-6).A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus (...)”. A beleza da mulher deve ser interior e não apenas exterior. O mundo enfatiza apenas a beleza física, mas a Palavra de Deus destaca o coração. As mulheres de nossos dias estão cada vez mais preocupadas com a forma física (botox, piling, lipoaspiração, plástica, cosméticos, academias, etc.), mas também estão cada vez mais vazias em seu interior, pois se preocupam apenas com a aparência e deixam de lado a vida espiritual.

  • As mulheres santas do passado, que tinham esta beleza interior, eram submissas aos seus maridos. A palavra mansidão usada aqui, transmite a idéia de aceitar sem disputar ou resistir.

  • Concluindo, quero dizer que a mulher só glorificará a Deus através do seu casamento quando ela obedecer ao padrão Deus para o bom desempenho de seus papeis na família. É somente obedecendo a Deus que você será plenamente feliz.

Nenhum comentário: