sábado, 16 de maio de 2009

Será que você precisa melhorar a sua Auto-Estima?

  • "Quem ama a sua vida perdê-la-á; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna” João 12.25.

  • Não sei se vc sabe, mais a moda do momento é ser narcisista, é elevar o ego, estimulando a auto estima usando roupas personalisadas, com frase tipo "eu me amo" "sou apaixonado por mim" "eu sou o máximo" entre outras. A verdade é que a palavra e o conceito "Auto-Estima" virou jargão popular, usada por pessoas de todas as classes e raças.
  • Um movimento responsável por alimentar a milionária indústria, dos psicólogos, autores de livros, de auto-ajuda, empresários e a sub-cultura cristã. A prova disso é que entre os livros mais vendidos na livrarias, sejam elas de livros evangélicos ou não, estão os livros que falam sobre auto-imagem, amor próprio, auto-estima. Milhares de pessoas buscam nela (auto-estima) a ajuda que precisam para os seus problemas.“Os psicólogos são unânimes em afirmar que a auto-estima é a principal ferramenta com que o ser humano conta para enfrentar os desafios do cotidiano, uma espécie de sistema imunológico emocional (Revista Veja, 4 de Julho de 2007, p. 77).
  • Mas você sabe o que é auto-estima? E de onde veio este movimento? E como ele entrou na igreja? Você sabe o que a Bíblia diz sobre à Auto-Estima? São perguntas que tentaremos responder neste pequeno artigo.
  • Primeiramente, precisa ficar claro em sua mente que Auto-estima nada mais é do que uma “avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, que tanto pode ser positiva quanto negativa”. Basicamente para este movimento uma boa imagem de si mesmo, é fundamental para o sucesso na vida, e até mesmo para morrer. (De acordo com os defensores da auto-estima, a auto-imagem está ligada ao conceito de depressão, suicídio, timidez, etc.). Por esta razão atualmente ha uma ênfase na “necessidade” das pessoas desenvolverem uma visão positiva de si mesmas.
  • Muitas vezes sem percebermos este conceito de auto–estima está enraizado no nosso dia-a-dia. Por exemplo: E comum às pessoas dizerem que os pais devem lidar com os problemas de disciplina de modo que não prejudiquem a auto-imagem positiva da criança. Outro exemplo são as letras das músicas que costumamos cantar, inclusive em nossas igrejas. Provavelmente, você já cantou esta musica. Quero que valorize o que você tem, você é um ser você é alguém tão importante para Deus. Nada de ficar sofrendo angústia e dor nesse seu complexo interior dizendo as vezes que não é ninguém. Eu venho falar do valor que você tem, há. Eu venho falar do valor que você tem. (…) Você tem valor e o Espírito Santo se move em você. Você tem valor e o Espírito Santo se move em você”.
  • Cântico de melodia agradável e bastante fácil de aprender, porem a letra é humanista, estimuladora do amor próprio e não retrata a verdade de Deus. O que me chama atenção é que a letra e a teologia dessa musica está cada vez mais atual. Já que a mensagem de auto-estima que ela trás continua sendo o assunto do momento. Somos ensinados que muitos dos problemas das pessoas resultam da falta de amor próprio. Assim, a solução para estes problemas é levar o indivíduo a amar mais a si mesmo.
  • Mas de onde veio a auto-estima? E como ele entrou na igreja? Sua base teórica vem de Alfred Adler um psiquiatra, criador da corrente psicológica conhecida como "Psicologia Individual", o qual introduziu conceitos como "sentimento de inferioridade" ou, mais popularmente, "complexo de inferioridade". Mas o movimento de Auto-Estima ganhou força sob a influência de psicólogos humanistas como Carl Rogers e Abraham Maslow, e posteriormente, foi introduzido na igreja por psicólogos cristãos que perceberam a suposta necessidade de amor próprio e auto-estima na vida de alguns irmãos.
  • Porém, o que estes psicólogos não perceberam, foi que o ensinamento bíblico é justamente o contrário do pensamento comum. Ao invés de precisar amar mais a si mesma, as pessoas devem aprender a se amar menos e a deixar de lado os seus próprios interesses em favor da vontade de Deus. Apenas assim vamos tratar os problemas adequadamente e nos tornaremos verdadeiros seguidores de Cristo: Veja o que Cristo diz a este respeito: “Jesus dizia a todos: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (Lc 9.23).
  • É claro que isso não significa que devemos odiar a nós mesmo. O pensamento bíblico é que precisamos deixar de dar tanta atenção às nossas coisas e colocar Deus em primeiro lugar (Mt 22.36-38) e os interesses do próximo antes dos nossos (Mt 22.39; 1 Co 10.24; 13.5). Mas para fazer isso o ser humano precisa negar a si mesmo e não estimular ainda mais o amor próprio, como pregam os defensores da auto-estima.
  • Não há na Bíblia nenhum texto que nos manda a amar a nós mesmo. Os dois mandamentos que Cristo nos dá é: Ame a Deus e ame ao próximo. E o versículo poderia ser traduzido literalmente: “Você precisa amar ao próximo como você está amando a si mesmo”. Ou seja, você já se ama o suficiente e a maior prova disso é o cuidado diário que você tem consigo mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja (Ef 5.29).
  • Dessa forma concluímos que o conceito de auto-estima é contrário às Escrituras. Por esta razão procure abandonar totalmente esta mensagem humanista. Pois da mesma forma que afirmamos que toda verdade é verdade de Deus, não há como negar que toda mentira também é mentira do Diabo. Diante disso busque seguir o caminho de Cristo que é feito de esperança e não de desesperança, de perspectiva e não de desespero, de consolo e paz e não de aflição e tristeza. Busque saber o que Deus pensa sobre você e isso será suficiente.

Nenhum comentário: