sábado, 16 de maio de 2009

O que fazer quando tudo parece perdido?

http://3.bp.blogspot.com/__K2qaECTlB0/SIlabEdvVwI/AAAAAAAAAFg/KFJ_PBiUzPQ/s320/o%2Bdesepero.jpg

Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. E iam conversando a respeito de todas as cousas sucedidas. (...) Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos”. Lc. 24.13,14,17.

Infelizmente as tragédias não escolhem hora, lugar ou pessoas. Simplesmente se abatem sobre nós. Diariamente temos contato ou conhecimento delas. Mas o que fazer para enfrentá-las sem perder a alegria, a doçura, e o prazer pela vida? Como enfrentá-las, como contorná-las, como vencê-las? São perguntas que nem sempre sabemos responder, mas que constantemente desejamos saber a resposta.

Apesar de estarem a caminho de Emaús, estes dois discipulos caminhavam sem rumo, sem ânimo, sem perpectiva de que dias melhores viriam; o mestre em quem eles haviam colocado a confiança, a esperança, a razão de viver foi crucificado; e com isso fracassou também o sonho de libertação para Israel. Agora só resta a preocupação e a tristeza para aqueles corações. Lc. 24.21.

Conosco também não é diferente, semelhante a estes discipulos de Emaús, muitas vezes nos sentimos sem direção, sem rumo, sem resposta, e com uma profunda necessidade de explicação das lutas e das tragédias diarias que enfrentamos. Quantas vezes nos frustamos, por causa dos nossos planos e dos nossos projetos fracassados. Em certos momentos parece que o mundo esta desabando em nossa cabeça, e tudo a nossa volta perdeu o sentido, e a vida não tem mais cor e nem beleza.

Mas quando olhamos para este texto nos temos a certeza que perdemos a esperança exatamente quando perdemos a visão de um Deus soberano, que está no controle da historia e da vida dos homens. Nossa esperança diante dos sofrimentos e das incertezas da vida, está no Cristo que ressucitou dentros os mortos. Nossas motivações para continuarmos vivendo mesmo quando enfrentamos sofrimentos e tristezas está no Cristo que é Senhor.

Dessa forma tenhamos a certeza que o Cristo que confortou os corações dos discipulos também é o mesmo que nos consola e que dá sentido ao nosso sofrimento. Só encontramos respostas para as tragedias que enfrentamos em Cristo. Somente em Cristo haverá consolo para o seu coração.

Nenhum comentário: