sábado, 16 de maio de 2009

A glória da Cruz: Essa cruz incrível.

Mas longe esteja de gloriar-me, se não na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” Gl. 2.19-20; 6.14.

http://entreacruzeasletras.zip.net/images/A_Cruz-full.jpg

Imagine alguém dizendo que você teria que se gloriar (se alegrar) na cadeira elétrica, ou na câmara de gás, ou na injeção letal. Com certeza seria absolutamente chocante para você. Mas a ordem de Paulo não nós causa menos espanto e nem menos desconforto do que esta. Nenhuma forma de execução já inventada na historia da humanidade foi mais cruel e agonizante do que ser pregado numa cruz e ficar pendurado até morrer. A morte de Cristo na cruz do calvário foi horrível, você não teria agüentado olhá-lo. Não sem gritar de dor, de desespero, de agonia em vê-lo passando por tamanho sofrimento.

Mas o que Paulo quer dizer com “gloriar-se na cruz”? A expressão “gloriar-se na cruz” significa: “Exultar” “regozijar” “alegrar-se” na cruz. É ter na cruz o único motivo de orgulho. É ter a cruz como a única Paixão. A única alegria. A única exultação. Todas as outras exultações devem passar pela cruz. Se você exulta na esperança da glória, você esta exultando na cruz de Cristo. Se você exulta nas tribulações, porque a tribulação opera esperança, sua exultação deve ser na cruz de Cristo. Se você exultar em suas fraquezas, ou no povo de Deus, você deve exultar na cruz de Cristo.

No âmago do cristianismo esta a cruz de Cristo com o seu divino paradoxo. As verdades da cruz se revelam em suas aparentes contradições. O cristão crê que morreu em Cristo quando este foi crucificado, porém está mais vivo que antes e alimenta a esperança de viver para sempre. Caminha na terra, mas a cruz o fez cidadão do céu. Habita no mundo, mas sabe que sua casa não é aqui, porque o Cristo que morreu na cruz foi lhe preparar lugar. Embora pobre tem o poder de enriquecer a outros através da mensagem da cruz. Tem menos pecado quando tem maior consciência do que significa ter os pecados pago na cruz. Está certo de que seus direitos são menos que nada, e, entretanto crê sem nenhuma dúvida de que é a menina dos olhos de Deus e que por sua causa o Filho eterno fez se carne e morreu na Cruz.

A cruz de Cristo é verdadeiramente a glória do cristianismo. E a nossa vida é jogada fora se não captarmos a glória da cruz, se não a valorizarmos pelo tesouro que é, e se não nos apegarmos a ela como apreço mais alto em cada prazer e o consolo mais profundo em cada dor. O que para muitos parece tolice, um Deus crucificado, precisa tornar-se nossa sabedoria e nossa força e nosso único motivo de orgulho neste mundo.

Só podem gloriar-se na cruz aqueles que estão na cruz. “O mundo está crucificado para mim, e eu, fui crucificado com Cristo para o mundo. Logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. O morrer e o viver só tem sentido quando nos gloriamos na cruz de Cristo.

Não devemos nos gloriar, exultar ou nos alegrar em mais nada que não seja a cruz. Todas as nossas alegrias precisam passar pela cruz. Cristo é a expressão exata da glória de Deus. E a cruz encharcada de seu sangue é o centro fulgurante dessa glória. Por meio dela, ele comprou para nós todas as bênçãos, temporais e eternas, das quais não somos dignos. Mas Ele nós fez merecedores comprando-as pela cruz. Por causa da cruz de Cristo, os eleitos de Deus são destinados a serem filhos adotivos de Deus. Por causa da cruz, a ira de Deus é tirada. Por causa da cruz toda culpa é removida, e os pecados são pagos, e a justiça perfeita é atribuída a nós, e o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito, e nós somos conformados diariamente à imagem de Cristo.

Desperdiçar tragicamente a vida é não volta os olhos para a cruz de onde flui amor e sofrimento, graça e perdão, justiça e misericórdia. Todas as riquezas da glória de Deus em Cristo estão na cruz. Toda comunhão mais doce em Jesus está lá. Todos os tesouros da segurança. Todos os enlevos da alegria. Todos os vislumbres mais claros da eternidade. Todos os afetos mais humildes. Todos os atos mais ternos de bondade perdoadora. Todas as descobertas mais profundas da palavra de Deus. Todas as bênçãos espirituais em Cristo estão na cruz. Tome sua cruz e siga Jesus. Nesta estrada, só nessa estrada, a vida é Cristo e a morte é ganho. A vida em todas as outras estradas é jogada fora.

Pr. Dantas

Um comentário:

Ulisses disse...

Excepcional mensagem! A cruz de Cristo verdadeiramente é um paradoxo pra todos. No que pese o Senhor ter sido condenado a ela e morrido nela, esta nos trouxe absolvição ante o tribunal d'Ele e consequentemente a vida eterna junto deste Deus incomparável! Que Deus continue lhe abençoando com essa sabedoria, que é loucura para os que perecem, mas pra nós que somos salvo é PODER DE DEUS!