domingo, 17 de maio de 2009

A Supremacia de Cristo nas Questões Fundamentais da Vida.

horizonte.jpg

Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” Col. 1.16-18.

Segundo a Cultura pós-moderna não há razão para a nossa existência, por isso temos que aproveitar ao máximo da vida. Você existe para consumir, para ser feliz, para ter prazer. È para isso que estás aqui, para ser feliz. Infelizmente este conceito paganizado sobre o propósito da existência humana tem adentrado às nossas Igrejas. E como conseqüência de tal mentalidade o materialismo desenfreado tem ocupado os corações de muitos cristãos e deturpado as verdades imutáveis das escrituras.

Nos dias de hoje nada é suficiente para saciar a sede de consumo de nossa sociedade, as casas são cada vez maiores e melhores equipadas, para abrigar uma família cada vez menor e mais exigente. Por exemplo: Enquanto muitas famílias de nações pobres do mundo falam sobre o numero de filhos com que foram abençoados, nos falamos sobre o numero de filhos que podemos sustentar. A nossa atitude com relação aos filhos é “um menino para você e uma menina para mim, e o Senhor seja louvado, que encerramos”. POR QUE ? Porque julgamos serem os filhos empecilhos para o nosso consumismo e aproveitamento da vida. Eles custam caros demais. Outro exemplo, desse consumismo são os carros, que deixaram de ser um bem útil para uma vida mais confortável, e se tornaram objetos de luxo. Este é o fruto da pós-modernidade e do humanismo pagão.

Por causa da supremacia de Cristo, os jovens deveriam encarar seus estudos como uma intendência, ou seja, a escolha da faculdade deveria ser motivada pela gloria de Deus, com o propósito de utilizar os dons recebidos de Deus, para glorificá-lo. E não pelo prestigio de uma posição futura, nem pelo curso que ganharia mais dinheiro, ou simplesmente por necessidade de ter um curso superior “terminar-logo-meus-estudos”. Sobre isso Richard Baxter diz:

“Os homens mais santos são os mais excelentes estudiosos das obras de Deus, e ninguém, exceto os santos, pode estudá-las ou conhecê-las corretamente. As obras de Deus são grandes, e eles as procuram para ter prazer nelas, mas não para si mesmos, mas para aquEle que os criou. O seu estudo de física e outras ciências não merecerá uma grande dedicação, se Deus não for a pessoa que você esteja procurando nele. Ver, admirar, reverenciar, adorar, amar e deleitar-se no Senhor, como exibido sem suas obras, esta é a verdadeira e única filosofia. O contrário é mera loucura, e assim é chamado, repetidas vezes, pelo próprio Deus. Esta é a santificação de seus estudos, quando são devotados ao Todo-Poderoso, e quando Ele é o fim, o objeto e a vida neles”.

Cristo deveria ser considerado antes de todas as coisas. Tudo foi criado por Ele e para Ele. Isso significa: A minha vida, a minha família, o meu ministério, a minha profissão, tudo que forma quem eu sou, deve ser caracterizado por um comprometimento com a preeminência de Cristo.

Novamente devemos considerar a pergunta por que estou aqui? De acordo com as Escrituras o propósito fundamental de todas as coisas é trazer a Cristo gloria e honra, dando-lhe a supremacia em todas elas. Assim sendo, quem sou eu? A coroa e a gloria da criação de Deus. Por que estou aqui? Para trazer gloria e honra ao Senhor Jesus Cristo. É para isto que existo. Logo, podemos dizer que a razão de nossa existência vai muito alem de consumir, aproveitar a vida e ser feliz.

Deus é aquele que te escolheu no ventre de sua Mãe (Sl 139.13) e te deu uma combinação exclusiva de dons, talentos, habilidades e desejos (Rm 12; I Co. 12), para que você promovesse a glória e a supremacia de Cristo aqui na terra.

Por causa disso, deveríamos criar os nossos filhos não para estudar e trabalhar em alguma coisa simplesmente porque tal profissão nos deixaria orgulhoso, e ele ganharia mais dinheiro, mas eles deveriam ser criados com o propósito de servirem a Deus, utilizando os dons recebidos para a gloria dEle.

Pr. Dantas

Nenhum comentário: