domingo, 17 de maio de 2009

A Religiosidade humana e os ídolos do coração.

http://www.torcedorcoral.com/wp-content/uploads/2007/07/coracao-1.jpg

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”

“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

Todos os homens adoram alguma coisa. Dos mais religiosos aos mais céticos, todos reverenciam alguma coisa que considera superior, a ponto de construir a vida em torno dela. Esse alvo de adoração pode ser o Deus verdadeiro, o qual é descrito nas Escrituras como um ser Criador e supremo ou poder ser os ídolos do coração como, por exemplo, o dinheiro. E o que prova essa adoração é o poder motivador que o ser adorado exerce sobre os adoradores, moldando suas emoções, vontade, pensamento e comportamento.

Jesus disse que não é possível servir a dois senhores, não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Mas como servimos ao dinheiro? Servimos ao dinheiro quando o valorizamos de tal forma que nossa segurança seja colocada unicamente nos benefícios que ele pode fazer por nós. O mesmo ocorre em relação a Deus, servimos a Deus quando o valorizamos a tal ponto que orientamos nossa vida inteira de modo a usufruir os benefícios que Ele pode nos proporcionar. “Diferentemente do dinheiro, o que Deus pode fazer por nós acima de todos os demais tesouros é ser para nós tudo que almejamos ter”.

No dialogo que Jesus teve com a mulher Samaritana é interessante que ele mostra que a verdadeira adoração é vista através de uma perspectiva interior e o importante não é onde se adora, mas QUEM nós adoramos e COMO nos adoramos.

Segundo o evangelho de João devemos adorar a Deus em “Espírito e em Verdade”, uma adoração realizada unicamente por intermédio de Cristo Jesus, pois somente Ele é o caminho que nos conduz à presença de Deus. Não existe meio dos pecadores oferecerem a adoração aceitável a Deus sem a intermediação do sangue de Jesus. Logo, se compreende que toda adoração “em verdade” deve ser adoração a Jesus e por intermédio de Jesus. E Todos os homens são considerados indesculpáveis por não honrarem através do Filho o Deus Trino.

Ainda no mesmo versículo Cristo usa a expressão “em espírito” para dizer que a verdadeira adoração é possível apenas aos homens que se tornaram vivos e sensíveis a presença de Deus por meio da vivificação do ESPÍRITO SANTO em seus corações. A verdadeira adoração mostra a excelência de Deus por meio de palavras ou de ações procedentes de uma pessoa que o ama. E isso é evidenciado em nosso trabalho, em nossa casa, na igreja ou onde Deus nos colocar. Não importa. O Importante é que vejamos a gloria de Deus através de Jesus e o amemos acima de todas as coisas.

A conclusão que chegamos é que todos os homens do mundo adoram alguma coisa, dos mais céticos aos mais religiosos, e esta adoração faz com que os homens construam as suas vidas em torno do ser que é por eles adorado. Quanto a nos que conhecemos a Cristo e que cremos nEle devemos dedicar a nossa vida a servi-lo, isso é, a vida inteira deve ser moldada por um amor profundo a Sua pessoa e um desejo ardente de reverencia e temor na Sua presença.

A quem você tem adorando? E como você esta adorando? Peça ao Amado Redentor que lhe abra os olhos da mente e do coração para o valor supremo de Deus despertando o seu ser para amá-lo acima de todas as coisas. Rev. Dantas

Nenhum comentário: