domingo, 17 de maio de 2009

Um Nome Que Está Acima de Todos Os Nomes.

http://i74.photobucket.com/albums/i261/walciley/Cordeiro_e_o_Leao.jpg

“... Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os setes selos... Vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto (...) Ele tinha sete chifres e sete olhos...”. Ap. 5.5-6

Uma das decisões mais importante quando se espera um bebê é a escolha do nome, algo que trará alegria, orgulho, ou, em algumas vezes, tristeza para o resto de sua vida do pequeno ser.

Em nossa cultura, normalmente, o nome tem haver com o modismo, (teve um período que a moda era nome internacional, Michael Douglas, Jackson, Jhon Kennyd, David, Elvis Presley, Hericlapiton, Ludwig van Beethoven, Washington...), tem a ver também com homenagens a pessoas queridas (avós, amigos, artistas famosos e outros), algumas vezes tem conotação religiosa de idolatria (nomes de santos romanos, afros, espíritas, etc.) e tem ainda outro dois fatores que no Brasil influenciam na escolha dos nomes, a criatividade e aja criatividade (junção de nomes, por exemplo, as irmãs Dialinda e Noitelinda e o que dizer dessas irmãs Defuntina e Finadina) e por ultimo creio que o nome em nossa cultura tem um papel estético de gosto pessoal dos pais ou de alguém que exerce influência sobre os pais.

Já na cultura Judaica do período Testamentário, o nome tem a ver mais com o seu significado do que propriamente com a sua estética, estava ligado com a relação que eles tinham com Deus e com a relação que Deus tinha com seu povo, Israel. Em alguns momentos também expressava o desejo que o povo tinha de uma intervenção divina em sua historia. Por exemplo: Isaias: “Deus é o salvador”, Joel: “O Senhor é Deus” o nome dos filhos de Oséias, a segunda filha, chamava-se Desfavorecida, A terceira filha, Não-Meu-Povo, uma referência à relação de Deus com Israel.

Nesta mesma direção ao analisarmos as Escrituras perceberemos que o nosso redentor também é conhecido em suas paginas por uma série de nomes que muito nós diz sobre a sua pessoa e obra. Ele é denominado em muitos textos de: “Jesus Cristo, Jesus de Nazaré, Messias, Emanuel, Filho do homem, Filho de Deus, Filho de Davi, Salvador, Redentor, Cordeiro de Deus, Leão de Judá, pão da vida, água da vida, Bom pastor”. Esses nomes destacam um conjunto admiráveis de características excelentes e diversificadas da pessoa de Cristo. Em alguns momentos esses nomes parecem até que são antagônicos, mas na verdade eles se somam e se completam. Exemplo. Leão e Cordeiro.

O leão é admirável por sua força, ferocidade e aparência de rei. O Cordeiro é admirável por sua mansidão e humildade de servo. E Cristo é admirado exatamente, porque Ele é uma mistura de justiça inflexível e misericórdia.

Transcendência inquestionável e submissão inegável ao Pai. Mesmo sendo Deus tinha uma profunda reverência a Deus. Apesar de ser digno de tudo que é bom, ele foi paciente para sofrer o que é mau. Ele é sábio, mas simples a ponto de poder ser amado e compreendido pelas crianças.

No texto de apocalipse citado acima, Cristo é descrito com aparência de um Cordeiro, observe que o Cordeiro, que parecia ter estado morto, está em pé. Ele não está caído no chão e mergulhado em seu sangue como esteve antes. Sim, Ele esteve morto, mais agora está em pé no centro do trono. O que mostra o domínio e governo absoluto que Ele tem sobre o universo criado por Ele. Ele é o cordeiro que Reina como um Leão. Observe também que o cordeiro tem sete chifres. O chifre é símbolo de força e poder ao longo de todo o livro de Apocalipse, bem como no Antigo Testamento. E o numero sete significa perfeição, abundância, plenitude. Portanto, esse não é um cordeiro comum. Ele ressuscitou dentro os mortos e é totalmente poderoso em sua força multiplicada por sete. Ele é, de fato, um Cordeiro semelhante a um leão. E um Leão semelhante a um Cordeiro. A Mansidão e humildade desse Leão semelhantemente a um Cordeiro aliviam nosso cansaço. Mt. 11.28

O Cordeiro semelhante a um leão nos exorta a buscarmos coragem em sua autoridade absoluta sobre toda a realidade. Ele nos lembra que estará conosco até o fim dos tempos. E todos nos que estamos cansados e sobre carregados podemos buscar nEle alivio e consolo. Ele é descanso para os aflitos, alimento para aqueles que têm fome e sede de justiça, socorro bem presente nas tribulações, Ele é rocha, Ele é sombra e água fresca para aqueles que vivem no deserto da solidão, da angustia, da depressão, da sequidão moral e espiritual, Ele é luz para quem vive nas trevas, saúde para quem esta doente no pecado, cura para o físico e para alma abatida. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, se você vive na prática do pecado, escravizado, dominado, subjugado por ele, busque em Cristo perdão para o seu coração, restauração para a sua vida e consolo e paz em sua relação, com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Pr. Dantas

Um comentário:

Breno disse...

Texto inspirador e lindo Pe. Dantas!