domingo, 17 de maio de 2009

PAIS, vocês conhecem seus filhos ADOLESCENTES?

  • VOCÊ se lembra de como era ser adolescente? Lembra de seu senso critico em relação às pessoas e às coisas, de seu senso critico em relação a sua aparência física e de sua confusão geral? Você se lembra que ficava super-satisfeito consigo mesmo num dia e no dia seguinte queria morrer de desgosto? Se lembra de tentar parecer “legal”, “bacana” e acabar sendo totalmente ridículo? Se lembra quando fazia coisas imaturas e irresponsáveis bem na época em que estava tentando ganhar o respeito de seus pais e de outros? E quantas outras e quais são as outras lembranças que você tem de sua adolescência?
  • Pais eficientes são aqueles que conseguem se lembrar de como era viver no assustador mundo da adolescência. Se os pais não se lembrarem de momentos assim, deixando de reconhecer à proporção que eventos como estes assumem para os filhos adolescentes, com certeza não os levarão a sério e vez por vez minimizarão as coisas que são importantes para os filhos adolescentes. Pais, que não conhecem e que não respeitam os filhos adolescentes, com certeza perdem oportunidades de fazer desses momentos de crises e muitas vezes de pecados, mais do que momentos de vergonha humana. Os pais que desconhecem seus filhos adolescentes, não terão condições de trazer aos seus corações, o confronto, o consolo, o poder, o amor e a direção do nosso Senhor e Redentor. A adolescência são anos de oportunidades.
  • Nesta semana a Alemanha e o mundo ficaram chocados depois que Tim K. de 17 anos, assassinou brutalmente quinze estudantes. Um verdadeiro massacre. Após fazer refém, trocar tiros com a polícia ser atingido por uma bala disparada pelos policiais, Tim se matou.
  • Onde estavam os pais de TIM? Porque eles não perceberam as mudanças no comportamento de TIM? Será que os pais de TIM não o conheciam suficientemente para conseguir identificar as mudanças no seu comportamento? Será que eles deveriam ter terceirizado o trabalho de pastorei do coração do filho, passando a responsabilidade para uma psicóloga?
  • A adolescência são anos de grandes questionamentos, anos de maravilhosas discussões nunca antes possíveis. São anos de falhas e lutas que expõem o verdadeiro coração do adolescente. São anos que devem ter direção na palavra e utilização das oportunidades diária que você tem de ajudá-los a amar e a conhecer a Deus. Anos que devem ser encarados pelos pais com um senso de missão. Onde todos os dias você poderá entrar na vida do seu adolescente com ajuda, esperança e verdade. É uma época de conexão com o filho, tempo de oportunidade sem igual.
  • Diante disso, procure conhecer seu filho adolescente, procure compreende-lo, tenha autoridade Bíblica para ensiná-lo e para corrigi-lo. Testemunhe de Cristo para o seu filho através de sua vida de obediência ao Salvador. Conheça as amizades de seu filho, estimule seu filho a ter amizade Cristã, santa e sadia, freqüente a escola dominical com o seu filho, leia a Bíblia juntamente com o seu filho. Ensine o seu filho a amar ao Senhor, tanto através das Escrituras, como também através do seu comportamento. Meu desejo é que seu filho tenha Cristo como melhor amigo. E você como o segundo melhor amigo.

Nenhum comentário: