domingo, 17 de maio de 2009

Qual o Alvo e a Relevância do Aconselhamento Bíblico?

http://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2005/qualificacao/probA.jpg

A centralidade em Deus é a grande diferença entre o aconselhamento Bíblico e as outras metodologias humanistas de aconselhamento, as quais priorizam o homem e o seu bem estar, enquanto que o aconselhamento Bíblico tem por alvo a centralidade de Deus e a sua gloria. A seguir descreveremos com mais detalhes o alvo e a relevância do aconselhamento Bíblico.

1.1 - O Alvo do Aconselhamento Bíblico é a Gloria de Deus

O alvo do aconselhamento Bíblico é a gloria de Deus. Pois, Deus nos criou para a Sua gloria. Assim nos diz o Senhor: “(...) Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória,(...)”.[1] A nossa vida só terá sentido quando vivida, em toda as áreas, para a gloria de Deus. É exatamente isso que nos ensina a Palavra de Deus. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. [2] Quando toda a nossa vida não glorifica a Deus, com certeza ela esta sendo desperdiçada. [3]

Glorificar a Deus, não significa tornar Deus mais glorioso, mais lindo do que Ele é, acrescentando-Lhe alguma gloria que Ele ainda não tenha. Nada disso. Glorificar a Deus é comunicar para o mundo através da nossa vida, da nossa existência, o que Deus realmente é. Ou seja, mostrar ao mundo através de uma vida de santidade, toda grandeza, toda beleza e todos os valores infinito de Deus, exatamente como eles são. [4]

Só glorificaremos a Deus, se nossa vida for um espelho que reflita perfeitamente a imagem de Deus. Foi exatamente isso que nos ensinou o Senhor Jesus, quando ele disse: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está no céu.[5] Tudo que fazemos só tem sentido quando produz gloria para Deus. Sobre isso, o renomado escritor Jonh Piper Diz: Deus nos criou para vivermos com esta única paixão de demonstrar com alegria a suprema excelência dele em todas as esferas da vida. A vida desperdiçada é a vida sem essa paixão. Deus nos chama para orar e pensar e sonhar e planejar e trabalhar não para ser apreciado pela nossa grandeza, mas para engrandecê-lo em todas as partes de nossas vidas. [6]

O aconselhamento Bíblico tem por objetivo conduzir o aconselhado por um caminho que glorifica a Deus, através de uma vida de santidade e obediência as Escrituras Sagradas. O propósito primário do aconselhamento Bíblico é a gloria de Deus. O bem estar do aconselhado acontece à medida que ele aprende a ter prazer em Deus.

O aconselhamento Bíblico tem seu fundamento em Deus, acontece por causa de Deus e para a gloria de Deus, o qual é alvo e o conteúdo do aconselhamento Bíblico.

1.2 – A Relevância do Aconselhamento Bíblico

Sabemos que ao receber a Cristo como seu Senhor e seu Salvador, o cristão não terá suas crises e nem os seus conflitos resolvidos instantaneamente. Mas este é um processo de maturidade e transformação Bíblia que exige tempo e muita paciência.

O mesmo processo acontece em relação aos problemas éticos e espirituais que comumente aparecem por influência do pensamento corrente da época. E que não podem ser ignorados por aqueles que servem a Deus, pelo contrário, exige dos cristãos uma solução.

Quando olhamos para os homens e seus conflitos, entendemos que o aconselhamento Bíblico é o único capaz de produzir comportamento saudável em todas as áreas do seu ser, na sua espiritualidade, nas suas emoções, na sua moral e na sua ética. E com toda certeza, nunca haverá maturidade no homem se não houver um crescimento equilibrado dessas áreas. [7]

A relevância do aconselhamento Bíblico, esta justamente no fato dele ir além da preocupação psicológica, pois ele transforma o coração humano por meio do amor de Cristo, para que a verdade, o amor e as boas obras dadas por Deus tenham efeito completo visando à maturidade individual e coletiva, afim de que outros também sejam impactados pela verdade de Deus e sejam alcançados por Ele. Sobre isso o Dr. Larry Crabb diz: “Estou convicto que a igreja local deve e pode assumir a responsabilidade, dentro de suas próprias fileiras, de restaurar pessoas perturbadas a vidas plenas, produtivas e criativas”. [8]

Quando o aconselhamento Bíblico é comparado aos outros modelos de aconselhamento, fica evidente a sua relevância para nossa época, que pode ser observado basicamente por dois motivos:

1.2.1 – O Aconselhamento Bíblico Trata da Raiz dos Problemas e Não do Comportamento. Os conselheiros particulares, normalmente, agem como um sumo sacerdote de um mundo misterioso, compreensível somente por aqueles que são iniciados na psicoterapia, e como se isso não bastasse, eles abordam apenas o comportamento das pessoas e não se aprofundam nas raízes dos problemas.

Em oposição a esta mentalidade os conselheiros Bíblicos entendem que qualquer pessoa que tenha um firme conhecimento das Escrituras pode aconselhar e ajudar a outros a tratar da causa do seu problema.

1.2.2 – O Aconselhamento Bíblico gera maturidade

O modelo particular de aconselhamento convida as pessoas a deixarem tanto o consolo das Escrituras, como conforto dos que as amam e que delas cuidam em troca do profissional, pagando a ele por seu amor e por sua perícia. Ficando dependente deste provavelmente pelo resto de sua vida. [9]

Enquanto que o aconselhamento bíblico conduz as pessoas para uma experiência e dependência viva com Deus, utilizando para isso a comunhão com as escrituras e com a igreja (corpo de Cristo).

O modelo de aconselhamento Bíblico, parte do principio de que existe um Deus, e que este Deus é Senhor transcendente, Soberano e infinito, mas que também é um Deus pessoal, relacional, que se revelou proposicionalmente nas Escrituras, e pessoalmente na palavra viva, que é Jesus Cristo, o Emanuel, Deus Conosco. [10]

Cremos que este modelo é o mais apropriado, uma vez que ele convida as pessoas a buscarem nas escrituras respostas para os seus problemas e a dependerem de Deus para solucioná-los. Quando compreendemos que os homens são criados a imagem e semelhança de Deus, com o propósito de ter comunhão com Ele e com o seu próximo, com certeza veremos nas Escrituras e na exposição delas o único manual eficaz para trazer restauração ao coração e paz à alma que está em aflição. [11]

O conselheiro bíblico deve ter um alvo principal: Glorificar a Deus e encorajar aos crentes a glorificarem a Deus crescendo na semelhança de Cristo. Isso é realizado através da aplicação da Escrituras no coração do crente por meio do Espírito Santo.


[1] bíblia. Português. Bíblia e Hinário Novo Cântico (Revista e Atualizada). Tradução de João Ferreira de Almeida. 2. ed. São Paulo – SP: Casa Editora Presbiteriana & Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. Is. 43: 6 – 7, p. 636 [V. T.].

[2] Ibid., I Co. 10:31, p. 184 [N.T.].

[3] Piper, Jonh. Não Jogue sua Vida Fora. São Paulo – SP: Cultura Cristã, 2006. p. 28-29.

[4] Jonh Piper, Não Jogue sua Vida Fora, p. 28 – 31.

[5] bíblia. Português. Bíblia e Hinário Novo Cântico (Revista e Atualizada). Mt. 5: 16, p. 6 [N.T.].

[6] Jonh Piper, Não Jogue sua Vida Fora, p. 33.

[7] Cf.: Crabb, Larry. Princípios básicos de Aconselhamento Bíblico. Brasília - DF: Refugio, 1998. p 10.

[8] Cf.: Ibid., p 10.

[9] Macarthur Jr., Jonh F. Nossa Suficiência em Cristo. São Paulo – SP: Fiel, 2001. p. 47.

[10] Cf.: Larry Crabb, Princípios básicos de Aconselhamento Bíblico, p. 10.

[11] Hoekema, Anthony. Criados à Imagem de Deus. São Paulo – SP: Cultura Cristã, 1999. p. 90 - 93.

Nenhum comentário: