domingo, 17 de maio de 2009

Porque aconselhamento Biblico e não psicologia ??

http://www.orizamartins.com/outono-rio.jpg

  • O aconselhamento Bíblico procura corrigir biblicamente as distorções e motivações erradas do comportamento humano em relação a Deus, ao próximo e a si mesmo. A superioridade e eficácia do aconselhamento Bíblico esta visão correta que ele tem sobre Deus, sobre a Bíblia, sobre o homem e a criação em geral. Diante disso, o aconselhamento Bíblico desafia o homem a desenvolver uma espiritualidade, uma ética e uma moralidade centrada em Deus. Este artigo ressalta algumas verdades sobre o aconselhamento Bíblico.
  • 1 - O aconselhamento Bíblico tem como Alvo a Gloria de Deus. O aconselhamento Bíblico tem como propósito primário glorificar a Deus. Ele atinge o seu objetivo, quando o aconselhado aprende a ganhar a sua vida, se gloriando somente na Cruz de Cristo, o único lugar de realização completa, de prazer pleno, de alegria contagiante e consolo profundo para o coração. Sobre isso, Jonh Piper diz: A vida é desperdiçada se não captamos a gloria da cruz, se não a valorizarmos pelo tesouro que é, e se não nos apegamos a ela como o preço mais alto de cada prazer e consolo mais profundo em cada dor. (...) desperdiço trágico é quando as pessoas se voltam da estrada do Calvário de amor e sofrimento. Todas as riquezas da glória de Deus em Cristo estão naquela estrada. Toda comunhão mais doce em Jesus está lá. Todos os tesouros da segurança. Todos os enlevos da alegria. Todos os vislumbres mais claros da eternidade. Toda a camaradagem mais nobre. Todos os afetos mais humildes. Todos os atos mais ternos de bondade perdoadora. Todas as descobertas mais profundas da palavra de Deus. Todas as orações mais sinceras. Estão todas na estrada do Calvário onde Jesus caminha com seu povo. Tome sua cruz e siga Jesus. Nesta estrada, só nessa estrada, a vida é Cristo e a morte é ganho. A vida em todas as outras estradas é jogada fora. O aconselhamento Bíblico tem seu nascedouro em Deus e direciona tudo para a gloria de Deus. O aconselhamento bíblico tem como fundamento o Deus soberano, criador e sustentador do universo, a obra redentiva de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o maravilhoso conselheiro, e a ação santificadora do Espírito Santo. Deus se manifesta no aconselhamento Bíblico por uma exposição correta das Escrituras, que nos fornece direções preciosas para entendermos questões que envolvem a natureza humana, seus problemas fundamentais e soluções eficazes que conduz a mudanças reais que glorificam a Deus.

  • 2. O Aconselhamento Bíblico é Fundamentado na Bíblia. A Bíblia não só deve ser usada para nortear o aconselhamento, como ela deve ser a base sobre a qual o aconselhamento deve se apoiar. Ou seja, o aconselhamento Bíblico se fundamenta na suficiência das escrituras para lidar com as questões que envolvem a natureza humana. A revelação de Deus registrada pelos profetas e apóstolos na Escritura Sagrada é suficiente para o aconselhamento, pois ela provê orientações e princípios necessários para a compreensão e correção dos processos mentais, das emoções e do comportamento, conforme a vontade de Deus. Para o conselheiro Bíblico a Bíblia é a única regra de fé e pratica, ela é suficiente para salvar e proporcionar ao homem tudo que é necessário para sua existência. O aconselhamento Bíblico procura tratar todas as situações que envolvem a vida do homem, conforme as Escrituras.

  • 3. O aconselhamento Bíblico entende que o pecado é a causa do problema-básico do homem O problema principal do homem é o pecado. Este também é o problema principal que o aconselhamento Bíblico tem que tratar. Ou seja, tem como prioridade no tratamento, não a satisfação das necessidades psicológicas do individuo, os distúrbios sociais, a deficiência na educação, problemas pessoais de temperamento, predisposições genéticas ou outros fatores que são conseqüência, e não causa do mal-estar que aflige o coração do homem. O aconselhamento Bíblico lida com o pecado, causado ou sofrido, pessoal ou coletivo, reinante ou remanescente, em outras palavras, o aconselhamento bíblico lida com o pecado em suas diversas manifestações.

  • 4. O Aconselhamento Bíblico tem Propósito Redentivo. Se o maior problema do homem é o pecado, com certeza sua maior necessidade é a libertação, a cura, a redenção, a salvação do mesmo, que só pode ser encontrado em Cristo Jesus. Somente o Cristo glorioso, aquele que é Senhor, que se entregou para nascer, sofrer e morrer em lugar do homem pode não só perdoar os pecados dos homens, como também é o único capaz de fornecer forças e condições para que o homem, agora perdoado, possa lidar com os efeitos do pecado em sua vida. Faz necessário dizer que a conversão é o inicio dessa mudança, um processo irreversível de molda a pessoa dia-dia a imagem e semelhança de Cristo. Esta mudança é progressiva e acontece durante toda vida terra do salvos em Cristo, e só terminará no céu, quando não mais seremos assediados pelo pecado, mas estaremos completamente livres dele e dos seus efeitos. O aconselhamento Bíblico diferentemente do aconselhamento psicológico acredita que o homem é feito à imagem e semelhança de Deus, e mesmo após a queda ele continua trazendo em si esta imagem. E em Cristo ele tem novamente a imagem restaurada. Por isso, o aconselhamento procura trazer esperança para o homem a luz das Escrituras.

  • 5. O Aconselhamento Bíblico Produz Esperança Verdadeira. Todo aconselhado necessita de esperança para mudar, no entanto, somente as Escrituras podem gerar Esperança verdadeira no coração do homem. Qualquer outro tipo de esperança oferecida ao homem, que não é fundamentadanas Escrituras e falsa.

  • 6. O Aconselhamento Bíblico Acredita na Mudança Completada do Coração Humano Não podemos negar que há muitas dificuldades no processo de mudanças, no entanto, cremos que em Cristo este processo se torna realidade. E vai além da presente era, mas tem implicações eternas. Afirmamos neste trabalho a superioridade do Aconselhamento Bíblico em relação aos outros modelos de aconselhamento. A capacidade e a suficiência da Bíblia para trazer consolo restauração e transformação para o coração do pecado que buscar nela refúgio.

Um comentário:

Márcio Martins disse...

Excelente artigo, realmente só a Palavra de Deus pode transformar verdadeiramente o coração humano. Pr. Márcio Martins